É preciso voltar ao ritmo de antes para conseguir acompanhar as aulas, trabalhos e provas, e garantir boas notas para a continuidade dos estudos, seja na escola ou na faculdade, o que pode fazer toda a diferença no aproveitamento. Separamos dicas práticas e que podem ajudar nessa readaptação. Quanto antes forem colocadas em prática, melhor preparado o aluno estará!m

Fazer amizades é bom para poder sair, conversar e se divertir, mas eles também são importantes para os estudos, já que podem ajudar a melhorar os conhecimentos e dar aquela dose extra de motivação.

Imagem: Radio Alianca

Colegas de estudo

Para ter o melhor aproveitamento possível dos conteúdos, o ideal é ter um grupo de estudos que se reúna pelo menos uma vez por semana para revisar os materiais e tirar eventuais dúvidas que tenham permanecido.

Tome notas

Nem sempre é fácil se lembrar da história do paradidático, da fórmula que te dá o resultado desejado ou da técnica que pode ser usada para melhorar os resultados de uma experiência de ciências. Essa é uma situação corriqueira, principalmente logo após voltar das férias, quando o cérebro ainda não está tão “aquecido”. Para evitar que isso aconteça, leve um bloco de notas para não se esquecer das informações-chave. Aplicativos também ajudam, como o Google Keep, por exemplo, mas as notas físicas podem fazer com que a memorização venha de forma mais eficiente.

Tenha a literatura necessária

Lembrar-se dos conteúdos e aprender o que é preciso já não é uma tarefa simples, que fica ainda mais difícil quando não se tem os livros e materiais que os professores pedem. Por isso, faça o que for possível para ter o que o aluno precisa à disposição.

SAO PAULO, BRAZIL – NOVEMBER 15 : Architecture department in Sao Paulo university, the most prestigious in Brazil on November 15, 2015 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Frédéric Soltan/Corbis via Getty Images)

Caso o orçamento esteja curto e não seja possível comprar todos, recorra à biblioteca da escola ou faculdade, peça emprestado ou procure versões virtuais. Se não foi possível comprar ou achar um livro, mesmo pela internet ou emprestado, pergunte para o professor se há outra fonte em que o aluno possa se basear.

Não abandone o hábito da leitura

Ler é muito importante durante as aulas, já que há uma boa quantidade de livros de apoio que precisam ser estudados, e o simples fato de manter esse hábito durante as férias ajudará a ter vantagens competitivas.

A atividade, porém, não precisa ser cansativa ou maçante: o aluno pode ler outros conteúdos que não sejam para fins acadêmicos, como livros literários, de autoajuda, finanças, curiosidades, esportes ou de quaisquer outros assuntos que lhe agradarem. Com isso, quando precisar ler os livros e textos da escola ou faculdade, o cérebro já estará mais acostumado e, assim, o aproveitamento será melhor.

Cuide da sua saúde

Embora seja um assunto que nem sempre venha à mente, a saúde está diretamente relacionada ao desempenho nos estudos, o que merece uma dose especial de atenção, já que as férias não costumam ser períodos de muitos cuidados. Definir horários para acordar e dormir, bem como para as refeições, de modo que o relógio biológico fique em dia e o aluno consiga ter uma rotina mais equilibrada.

A alimentação tem um peso muito grande. Portanto, não é recomendado pular nenhuma refeição, nem mesmo o café da manhã, que muitos adolescentes podem querer colocar em segundo plano, mas é essencial para ter energia suficiente para as atividades do dia.

As atividades físicas também são indicadas, já que melhoram o condicionamento e disposição, além dos comprovados benefícios para o corpo e a mente, de queimar calorias e melhorar a silhueta a combater o estresse.

Tenha uma ótima volta às aulas!

Aproveitar as férias é bom, mas voltar a estudar também, já que essa é uma etapa fundamental para o futuro pessoal e profissional. Portanto, mostre que devemos valorizar a oportunidade, já que quanto maior for a motivação, melhores tendem a ser os resultados. Com isso, o aproveitamento das aulas será máximo e o aluno entrará logo no ritmo!

Curta seus merecidos dias de férias, mas não deixe os bons costumes de lado, como ler, se exercitar, se alimentar bem, participar de grupos de estudos, anotar informações importantes e fazer cursos online.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Volta às aulas: dicas valiosas para o retorno aos estudos

  1. […] É preciso voltar ao ritmo de antes para conseguir acompanhar as aulas, trabalhos e provas, e garantir boas notas para a continuidade dos estudos, seja na escola ou na faculdade, o que pode fazer toda a diferença no aproveitamento. Separamos dicas práticas e que podem ajudar nessa readaptação. Quanto antes forem colocadas em prática, melhor […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *