Nutricionista da Itgreen Foods dá dicas de como montar o lanche das crianças para garantir saúde e disposição.

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As férias escolares estão acabando. E é justamente no período de volta ás aulas que aparecem as dúvidas de como preparar uma lancheira saudável para as crianças. As mães, apesar do dia a dia corrido, não devem cair na tentação de montar a lancheira com bolos, biscoitos recheados, sucos industrializados, salgadinhos, entre outros. Estes alimentos são ricos em calorias vazias, ou seja, oferecem poucos nutrientes, além de serem ricos em açúcar e sódio.

A melhor opção é sempre deixar de lado alimentos industrializados, guloseimas açucaradas e lanches recheados de gordura, incentivando os pequenos a se alimentarem de forma correta, com alimentos naturais como frutas, legumes e verduras. É importante lembrar que a deficiência de nutrientes e vitaminas em crianças pode provocar dificuldade de aprendizado, irritação, falta de atenção, ganho de peso e risco de doenças na fase adulta.

“Recomenda-se trocar os alimentos refinados pelos integrais, por exemplo, bolacha cream cracker por biscoito integral, que é rico em fibra e tem baixo teor de gordura”, explica a nutricionista da Itgreen Foods, Aritiane Silva. Os pais também podem oferecer biscoito de polvilho, uma fruta e iogurte ou pão integral com geleia e suco natural, por exemplo. “Já existem opções de sucos prensados a frio, feitos com frutas e vegetais, que são tão práticos quanto os de caixinha, mas com a vantagem de oferecer muito mais nutrientes, sem a adição de açúcar ou conservantes”, recomenda.

O consumo dos sucos naturais, além de contribuir com o aporte de vitaminas e minerais, também ajuda na hidratação, e é um excelente substituto dos refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar. “Os sucos costumam ter maior aceitação das crianças em relação às frutas e legumes em pedaços e quanto maior a combinação de frutas e vegetais, melhor oferta de nutrientes a criança receberá”, afirma Aritiane.

Permita que as crianças explorem as variedades de cores, sabores e texturas que as frutas e vegetais oferecem.

 Ela sugere algumas opções de sucos coloridos, gostosos e nutritivos:

1 – Suco de beterraba e maçã: fonte de vitaminas A e C,  que contribuem para a saúde da visão e fortalecem o sistema imune das crianças.

 2 – Suco de espinafre e abacaxi: fonte de vitamina K, o espinafre é essencial para a saúde óssea e manutenção saudável do sistema nervoso e funções cerebrais. Já o abacaxi, por ser rico em vitamina C, contribui para a absorção do ferro presente na dieta.

 3 – Suco de maçã, cenoura e uva: a cenoura é uma rica fonte de betacaroteno, por isso, é importante para a saúde da visão e proteção da pele das crianças contra a radiação solar.

 4 – Suco de abacaxi, melão e uva: o melão é fonte de cálcio, vitaminas C e do complexo B, que ajudam na produção de energia no organismo, além de compostos antioxidantes.

 5 – Suco de maçã e uva: rica em vitaminas C e do complexo B, a uva melhora a circulação sanguínea e, com isso, a distribuição de nutrientes para as células.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

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