O começo do ano é cheio de novidades para as crianças, principalmente quando o primeiro dia de aula se aproxima. Seja a primeira experiência ou retorno às aulas, este momento é sempre delicado tanto para ao pais como para os pequenos. Se adaptar a uma nova rotina, voltar aos antigos hábitos e aos poucos deixar a tranquilidade das férias escolares não é tão simples e, muitas vezes, podem surgir birras, dúvidas e problemas de habituação para ambas as partes.

De acordo com a pediatra de São Paulo, Dra. Maju Carvalho, se a criança terá de passar por uma adaptação escolar, seja apenas a volta às aulas ou mudança de escola, quanto mais cedo começar a trabalhar nisto, melhor. “Não é um momento fácil. Afinal, a criança se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver”, comenta a especialista. Uma boa dica é incentivar que os pequenos comecem a se familiarizar com o universal escolar, como ir organizando o material, o uniforme e a mochila.

Outro ponto importante é a questão do sono, já que durante as férias é natural que a rotina mude e as crianças durmam e acordem mais tarde. “O ideal é que uma semana antes do fim das férias, os pais organizem para que as crianças voltem ao horário correto de dormir e também de acordar. Ajustando os horários um pouco a cada dia, até que a hora habitual se assemelhe a rotina das aulas”, complementa a médica.

No entanto, mesmo com toda a preparação feita pelos pais ou responsáveis, algumas crianças podem fazer muita birra nos primeiros dias de aula. É preciso entender que é um momento delicado para os pequenos e fazer birra é uma consequência por estarem se sentindo perdidos e nervosos. “A recomendação é agir com autoridade e firmeza, porém, nunca gritar ou se alterar, pois essas atitudes podem assustar ainda mais a criança”, aconselha a pediatra.

Além disso, muitos pais ficam em dúvida sobre o que mandar na hora do lanche. Porém, o ideal é tentar combinar alguma fruta ou legume, carboidrato, proteína e a bebida. Confira abaixo algumas opções que podem compor uma lancheira saudável e saborosa para as crianças:

  1. Goiaba + pão de leite + cream cheese + suco de uva;
  2. Morango e uva + bolo de cenoura + uma fatia de queijo fresco +suco de abacaxi;
  3. Salada de frutas + cereal integral + iogurte de garrafinha + água mineral;
  4. Cenouras baby + pão de queijo + água de coco
  5. Manga + bisnaguinha integral com geleia + ovos de codorna + suco de melão.

Dra. Maria Julia Carvalho é formada pela UNICAMP (2004-2009). Fez residência em pediatria pela Santa Casa de SP (2010-2012). E é especialista em oncohematologia infantil pela Santa Casa de São Paulo (2012-2014). Plantonista na unidade de internação do hospital infantil Sabara e na UPA do Einstein de Perdizes. facebook.com/dramajucarvalho

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

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