images (1)mapafrances

Engraçado como certas datas festivas nos remetem a alguns lugares especiais. Como por exemplo, no Natal onde vemos aquelas imagens de neve na janela e logo nos lembramos de Nova York – EUA. Ou na Páscoa que logo nos lembramos das encenações da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém- Pernambuco. Pois bem, domingo agora, dia 30 de março, não é nenhum feriado nacional mas pra mim e minha família é uma data muito especial. É o dia em que batizaremos a pequena Giulia, minha filha. E neste clima “espiritual” de preparação me lembrei de um livro que li há muitos anos atrás: O Mago de Paulo Coelho. Ele falava sobre reflexão interior, humildade, e encontro com um Ser Maior de um homem que percorria o Caminho de Santiago de Compostela. Neste momento tão especial sinto-me ligada a ele. É como se eu o percorresse sem nem sair de casa na busca espiritual. Mas não vou ficar aqui com meu “blá, blá, blá” sonhador. Vou apresenta-lo como  um destino interessante . Hoje o Caminho de Santiago de Compostela não atrai multidões como antigamente mas segue firmemente popular com pessoas percorrendo os caminhos de bicicleta, a cavalo, de moto e mesmo de carro – seja por motivos religiosos, turísticos ou busca de um desafio pessoal.

Carlos Souza, um peregrino baiano que percorreu o caminho em 2011,  conta um pouco da história do Caminho:

O catolicismo conta que os 12 apóstolos de Jesus recebem o dom de se fazerem entendidos em todas as línguas e partem pelo mundo na missão de evangelizar os povos. O apóstolo Tiago foi para a Ibéria cumprir sua missão de pregação Cristã. O rei Herodes, no ano de 43, empreende rigorosa perseguição aos católicos e com o regresso de Tiago à Jerusalém determina sua morte à espada, decapitando-o. Segundo a lenda os restos mortais de Tiago foram levados de volta à Espanha em um barco de pedra, transportado por anjos, numa viagem que durou 7 dias e foi enterrado em uma área da antiga Celta hoje conhecida como a região da Galícia no norte espanhol.

Muito tempo depois, após longo tempo de esquecimento, já no século IX, relatam ainda as lendas que o eremita Pelágio teve a visão de uma chuva de estrelas com uma mensagem para escavar a terra sob aquele sinal dos céus. O bispo da localidade ordena que se provoma a escavação e os restos mortais do apóstolo Tiago são encontrados. No local foi erguida a primeira igreja em homenagem a São Tiago denominada de Compostela, o que significa Campo de Estrelas. A notícia se espalha imediatamente tendo em vista tão extraordinário fato e a medida que o povo Cristão vai tomando conhecimento, vão ocorrendo as peregrinações ao túmulo do Santo Apóstolo. São estas peregrinações que existem até hoje.

Na Europa, principalmente nos países próximos à Espanha, é muito comum o peregrino sair da sua própria casa em direção a Santiago, entretanto alguns caminhos foram ao tempo se consagrando. Um dos mais conhecidos é o caminho Francês com aproximadamente 860 Km. Na verdade começa muito próximo da fronteira da França com a Espanha e atravessa todo o norte deste país. Este percurso ganhou fama internacional após a peregrinação de Paulo Coelho e o livro, Diário de um Mago, que foi escrito tendo como base a sua experiência de peregrino. O Governo Espanhol investiu no potencial turístico do Caminho e na sua infra-estrutura. Atualmente, o Caminho é o mais conhecido percurso de peregrinação do mundo, independente da motivação pessoal de quem se propõe a percorrê-lo.

O caminho pode ser percorrido em qualquer época do ano, porém a época mais indicada são a primavera e o outono europeus. Escolha a primavera se quiser atravessar campos floridos e úmidos, com paisagens exuberantes e inesquecíveis. Escolha o outono caso queira observar o esplendor das colheitas, acompanhadas de muitas festas nos pueblos e cidades e queira provar as deliciosas frutas do Caminho.

 

“O Caminho de Santiago representa a grande aventura do homem, o lançar-se ao desafio mais humano de humildade. É desapegar-se de falsos valores que o mundo nos impôs.

É a busca do conhecimento e do amadurecimento. É a descoberta.

É aprender a ouvir, é olhar e ver.”

caminho-de-santiago-compostela2

Camino de Santiago 1525

IMG_5046

Paulistana de nascimento, Paraibana de coração. Casada há pouco e “amigada” a muito, mãe da Giulia minha pequena joia e do Dachshund Tiko nosso mascote . Formada em turismo segui minha carreira na aviação por 8 anos. Depois de um marido, um cachorro e um bebe (chegando em minha vida nesta ordem..rs..) procurei algo que pudesse ainda conciliar com a função mãe e dona de casa. Para isso me tornei franqueada da Portal Travel e assim vendo sonhos e felicidade procurando sempre oferecer a todas as famílias o que desejo pra minha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *