Toda mãe sabe a importância de uma boa noite de sono para ela e para o bebê. E toda mãe também sabe que não é fácil fazer o neném dormir uma noite inteira. Pensando neste momento tão delicado, conversamos com a Luciana Rocha, representante da Euro Colchões, que fabrica camas box e é parceira do Sleep to Live Institute, um dos centros referência mundial quando o assunto é saúde do sono e elaboramos dicas preciosas para ajudar o seu baby a dormir melhor.

Não agite a criança ainda mais

Dicas para bebê dormir

Bebês muito pequenos não conseguem diferenciar quando é dia ou noite. E nos primeiros meses de vida é comum o despertar noturno, até mesmo para se alimentar. Nesta fase é importante não agitar muito a criança quando for atender aos seus pedidos, pois ela pode entender que é hora de brincar e não descansar. Ao cuidar de seu neném durante a noite, faça movimentos suaves, sem muito barulho, mesmo ao tirar seu filho do berço. Na agitação de um choro, tente ser um porto seguro e sereno.

Mantenha o quarto fresco e escuro

Tanto a luz quanto a temperatura têm influência direta sobre a qualidade do sono. Quando dormimos, nossa temperatura interna do corpo cai, então é importante que a criança esteja com roupa e cobertas adequadas para estar aquecido sem passar calor. Ajuda colocar uma cobertinha nos pés da criança, pois os capilares em pés quando aquecidos se abrem e o sangue é direcionado para o torso e principais órgãos. Como resultado, a temperatura global do seu corpo tende a cair. Mantenha o quarto com pouca luminosidade por que a luz, ou a falta dela, ajuda o corpo a produzir hormônios que levam a um sono mais profundo e reparador, além de serem fundamentais para uma vida mais saudável.

Deixe o quarto

É tentador para os pais para ficar no quarto para ajudar seus pequenos a adormecer, mas uma vez que os bebês pequenos tornam-se crianças, isso pode representar um problema. Então acostume seu neném a ficar um pouco sozinho também, claro que de forma gradual e responsável. Estabeleça um ambiente confortável, escuro, fresco e arejado para o seu filho para adormecer em que será exatamente o mesmo se ele não acordar no meio da noite. Sem surpresas!

Escolha um colchão adequado e mantenha os lençóis limpos

É comum encontrar disponível no mercado os colchões de espuma ou com molas. Não importa o modelo que você escolher, desde que os materiais sejam de boa qualidade. A cama ainda pode ser um local de proliferação de ácaros, por isso troque com frequência os lençóis e invista em capas e protetores de colchões.

Crie uma rotina antes de dormir

Se você possui uma rotina, passe isso para o seu bebê. Dormir bem também é algo que pode ser aprendido. Ao manter uma rotina você cria no cérebro a mensagem que é hora de descansar. Pode ser através de um banho, uma massagem, uma leitura…. Este momento é quando você e sua família que vão testar o que funciona melhor. Só não pode faltar um elemento: carinho.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *