Fazer a limpeza correta de acordo com o sexo do bebê pode evitar possíveis infecções e irritações na pele dos pequenos

troca de fraldas

O bebê nasceu e a alegria toma conta da família. Ainda na maternidade, enfermeiras ensinam os primeiros cuidados com os pequenos, incluindo a troca de fraldas, essencial não apenas para o conforto da criança como também para garantir a higiene e evitar assaduras e irritações na pele sensível dos pequenos. Para os pais de primeira viagem, surgem as dúvidas e preocupações com a higiene íntima dos filhos que acabaram de chegar ao mundo.

Pensando na troca de fraldas tanto de menina quanto de menino, a gente trouxe algumas dicas para que o momento flua com tranquilidade e seja mais uma oportunidade para estreitar os laços entre as mães e os pais e seus filhos.

Nos primeiros meses de vida, os recém-nascidos fazem xixi e evacuam várias vezes por dia, em um intervalo de no máximo três horas. Por isso, o ideal é trocar a fralda sempre após as mamadas ou imediatamente quando estiver suja ou molhada, eliminando a urina e possíveis bactérias das fezes que podem causar assadura.

Para os pais de bebês meninos, a limpeza deve ser muito bem-feita na região do saco escrotal e do pênis, seguindo para a área do ânus a fim de remover delicadamente, com o algodão úmido ou lenço umedecido, eventuais resquícios de fezes, urina, pomadas e outras secreções. Cuidado na hora de tirar a fralda suja, pois os bebês podem urinar neste momento. A dica é segurar a fralda por alguns segundos ou colocar um paninho em cima do pênis. Antes de colocar a fralda limpa, é importante se certificar de que o bebê esteja sequinho para a aplicação de uma fina camada de creme protetor somente nas partes externas, nas dobrinhas e ao redor de ânus, nádegas e testículos.

Já na troca de fraldas de meninas, a limpeza deve começar sempre de frente para trás, evitando, com isso, infecções na vagina por conta de germes das fezes. A região da vulva deve ser limpa com cuidado e sem muita força, eliminando, assim como nos meninos, resquícios de fezes, urina, pomada e outras secreções. Após a higiene, a região deve ser bem seca para a aplicação da pomada antiassaduras nas partes externas, no ânus e nas dobrinhas.

Ao notar qualquer irritação na pele do bebê, os pais devem procurar a ajuda do pediatra.

Dicas de Bepantol® Baby da Bayer

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *