Muitos afirmam que a educação, como está estruturada hoje, não vê como viável a metodologia de Maria Montessori, famosa educadora italiana. Para ela, a escola não é apenas um espaço para um professor transmitir conhecimentos de forma direta, ela argumentou que a criança irá desenvolver suas próprias habilidades, de uma forma mais livre.

A Tabela Montessori: tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade

Concordando totalmente com Montessori ou não, todos nós queremos que os nossos filhos se tornem adultos responsáveis e educados. No entanto, a maioria dos pais passa o dia limpando a bagunça de suas crianças. Se elas não forem ensinadas desde muito cedo a executar as tarefas, dificilmente o farão quando crescerem.

À medida que vão amadurecendo e se tornando maiores, os filhos devem ter mais responsabilidades. Cabe aos adultos educá-los para se tornarem cada vez mais autônomos. Depois da fase de bebê, as crianças devem aprender a fazer coisas sozinhas, por fases. Isso fará com que elas fiquem responsáveis e melhorem as suas habilidades e capacidades.

Alguns pais seguem as ideias de Maria Montessori  para educar com sucesso as crianças usando a lógica, o bom senso e a calma, com o objetivo que os filhos consigam desenvolver uma personalidade harmoniosa e equilibrada.

Para conseguir isso, a escola Montessori criou uma tabela de tarefas de acordo com a idade de cada criança. A maioria são afazeres domésticos e o cumprimento destas tarefas irá ajudar os pequenos a desenvolverem o seu pragmatismo, habilidades motoras e experiência sensorial, fazendo-os sentir úteis e importantes.

A tabela é projetada para que as crianças adquiram certas habilidades antes de passar para a próxima etapa, para que elas nunca tenham que enfrentar uma tarefa que seja impossível para a sua faixa etária.

Nesta aprendizagem é essencial o envolvimento de seus pais. Eles devem acompanhar e ensinar os pequenos. Assim tudo se tornará mais divertido, e vão criar relações fortes com eles. Vale salientar que esses afazeres são apenas um guia, e devem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada um. Se você perceber que seu filho ainda não consegue realizar a maioria das tarefas da sua faixa etária, não se preocupe, a tabela é só uma sugestão. O que os adultos devem fazer é ir aumentando as responsabilidades gradualmente, conforme a capacidade de seus pequenos.

“Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo”. (Maria Montessori)

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *