imagem_release_626485 (1)

Empresa gaúcha desenvolve uma linha especial de produtos para crianças do espectro autista

Não é preciso ser pai e mãe para saber o quão complicado é criar e educar uma criança. Isso porque os pequenos desenvolvem sua personalidade própria desde muito cedo. Muitas vezes, conforme a personalidade de cada criança, falar sobre suas emoções pode ser complicado e ensinar as crianças a reconhecê-las e expressá-las desde cedo pode dar uma mãozinha lá na frente.

Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que no Brasil, atualmente com 200 milhões de habitantes, existam cerca de 2 milhões de autistas. “O espectro autista é uma condição que compromete a capacidade de se comunicar com os outros, de perceber acontecimentos compartilhados, de expressar o que sente ou pensa nas mais diversas situações e de utilizar as palavras de acordo com o contexto. Surgem “manias”, posturas ou atos repetitivos, rituais e interesses restritivos”, diz Juliana Martins, psicóloga e responsável pela BBDU, empresa gaúcha que desenvolve produtos criados por psicólogos para ajudar os pais na criação dos filhos.

Partindo desse princípio, a BBDU, criou uma linha completa de produtos para crianças especiais. O autismo leva a criança a enfrentar mais desafios sociais e a ter dificuldade de adaptação a ambientes imprevisíveis. De acordo com a proprietária, “essa linha serve para auxiliar na rotina da criança, podendo planejar melhor os eventos diários. Elas precisam de uma rotina que deve ser clara e definida para proporcionar-lhe previsibilidade, intimidade, autonomia e tranquilidade, minimizando a ansiedade da criança nos contextos em que ela está inserida”.

Estes desafios levaram a BBDU a desenvolver produtos especiais, poucos conhecidos no Brasil, como o  Mural das Rotinas Diárias. Trata-se de um mural metálico com imãs que permitem aos pais organizarem as atividades do filho. Cada atividade cumprida, vai para o saquinho que fica anexado ao mural, saindo do campo de visão da criança e não confundindo com o que vem pela frente.

Além do mural, outros produtos já foram desenvolvidos, como o Kit de ímãs “Dentro de Mim”, que auxilia a criança a expressar suas emoções. Segundo a psicóloga, “basta mostrar cada uma das emoções à criança e ensiná-la a colocar no “ímã-moldura” a carinha que representa como ela está se sentindo naquele dia/momento. Os sentimentos podem variar durante o dia e ela pode “expressar-se” através dos ímãs, cada vez que sentir necessidade”.

Além destas, a BBDU também desenvolve diversas outras soluções que facilitam a vida dos pais e estimulam o desenvolvimento das crianças. São produtos com psicologia aplicada, testados e recomendados por profissionais da área de comportamento, educação e nutrição. Os produtos são vendidos através de e-commerce e entregues em todo o Brasil.

Serviço: 
Juliana Martins
Psicóloga e responsável pela BBDU
http://www.bbdu.com.br
contato@bbdu.com.br
http://www.facebook.com/FaceBBDU

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *