Cuidado com a falta de controle!!!
Sacudir um bebê é uma forma grave de abuso infantil que ocorre principalmente em bebês no primeiro ano da vida.

O ato de sacudir violentamente um bebê geralmente é resultado de pais ou cuidadores com raiva em resposta ao choro constante ou irritabilidade da criança.

Sacudir ou bater na cabeça de um bebê pode causar danos físicos e mentais graves, e até mesmo a morte.

Consequências graves incluem cegueira ou ferimentos nos olhos, danos cerebrais, danos à medula espinhal e atraso no desenvolvimento normal.

Sinais e sintomas de um bebê sacudido podem incluir irritabilidade, letargia (dificuldade de ficar acordado), tremores, vômitos, convulsões, dificuldade respiratória e coma.

A Academia Americana de Pediatria recomenda nunca sacudir seu bebê. Se você suspeitar que um prestador de cuidados tem agitado ou machucado seu bebê, ou se você ou seu cônjuge o fizeram em um momento de raiva, leve-o ao pediatra ou a um pronto-socorro imediatamente. Qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido só vai piorar sem o tratamento. Não deixe que o medo ou vergonha o impeça de começar o tratamento precoce.

Se você estiver prestes a perder o controle:
• respire fundo e conte até dez; coloque o bebê em seu berço ou outro local seguro, saia da sala e deixe-o chorar sozinho;
• ligue para um amigo ou parente, para que lhe dêem apoio emocional, ou ligue para o pediatra – talvez haja uma razão médica para o seu bebê estar chorando.

Fonte: Healthy Children / American Academy of Pediatrics
Do Pediatria Brasil
Vejam um vídeo sobre a sindrome do bebê sacudido e saiba como os pais e pessoas que cuidam do bebê devem agir para ela não ocorra:

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *