Especialistas ensinam como apoiar o filho neste momento

Diligent pupil

Os pais e as crianças ficam o ano inteiro, praticamente, esperando as férias de dezembro e janeiro, mas muitas famílias deixam de viajar neste período devido às notas escolares do filho. Nos últimos meses do ano as notas são liberadas e com elas o aviso de recuperação escolar é uma realidade para muitos alunos.

“A criança assim como o adulto tem receio de errar e fracassar, para um adulto um dia ruim é o carro quebrado, uma bronca no trabalho. Entretanto, para a criança é uma briga com o coleguinha da escola, uma prova, uma nota vermelha, etc. São prioridades diferentes, são situações diferentes. E os pais precisam entender que toda criança passa por um período de adaptação escolar”, menciona a Diretora Acadêmica Responsável pela Faculdade Flamingo e Colégio Flamingo, Sandra Puga.

Confira abaixo o que fazer e como ajudar o seu filho no momento da recuperação escolar:

Estimule-o a organizar uma rotina de estudos – Antes de começar a cobrar do seu filho uma frequência maior de estudo, tente ajudá-lo. Sente-se com ele e antes de iniciar os estudos, organize as matérias e auxilie-o na criação de uma rotina de estudos. Por exemplo, separe três dias da semana para estudar fora do horário de aula, talvez após o jantar.

Ajude-o a separar as matérias mais difíceis – “Todos temos dificuldades, alguns em Matemática outros em Química, e assim por diante. Ajude a criança a separar as matérias das quais têm dificuldade e não se sente confiante e deve priorizar essas disciplinas”, destaca o profissional.

Mostre como fazer resumos – Escrever é uma ótima maneira de assimilar a informação, aprender ou gravar na memória. O resumo serve para facilitar a compreensão, faz o cérebro entender melhor a mensagem e relacionar com outras referências.

Seja compreensivo e demonstre sua confiança – Não adianta brigar por causa da recuperação. A criança (ou o adolescente) pode estar decepcionada consigo, mas vai precisar de bastante autoconfiança para dar conta desse desafio. Além de auxiliá-la com as dicas anteriores, mostre como se organizar para os estudos ao longo do ano pode evitar novas recuperações e que aprender, em qualquer época do ano é sempre bom.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on Seu filho ficou em recuperação escolar. O que fazer?