1003347_507839312625722_691553045_n

Hoje se inicia Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013 e aqui em João Pessoa está sendo organizada a Hora do Mamaço JP.

Além disso, tem programação:

De 1º a 8 de agosto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O objetivo da ação é conscientizar a população e os profissionais de saúde no sentido de incentivar, promover e apoiar a amamentação – o que diminui os índices de mortalidade neonatal e infantil e contribui para garantir uma alimentação saudável à criança. O evento será centrado no Instituto Cândida Vargas (ICV).

Durante esse período, haverá uma programação local destinada aos profissionais. “Eles precisam saber como incentivar as mães a amamentar”, disse Raquel Torres, responsável pelo Banco de Leite Zilda Arns no ICV.

Segundo ela, as atividades englobam momentos com grupos de gestantes, promovidos pela equipe da fisioterapia, e rodas de conversa com profissionais que trabalham nos alojamentos conjuntos e a equipe que trabalha no Alojamento Canguru.

“Haverá ainda, como atividade lúdica para as mães que estão acompanhando seus bebês em unidades intensivas, uma sessão de cinema. Como essas mulheres permanecem na maternidade enquanto os filhos estão internados, essas ações diminuem a tensão da espera e propiciam lazer”, destacou.

O encerramento da semana, que acontece na manhã no dia 8, contará com apresentações culturais, além de homenagens às doadoras do Banco de Leite Humano.

Banco de Leite – O Banco de Leite Humano (BLH) é um serviço especializado com a função de incentivar, proteger e incentivar o aleitamento materno por meio da coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano.

Em João Pessoa, o Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns está situado no ICV e, em média, consome dois litros e meio de leite humano pasteurizado por dia, além de estimular as mães que estão internas na instituição a doar.

O público alvo são os recém-nascidos prematuros, de baixo peso e que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva, Unidades de Cuidados Intermediários, Método Canguru e Alojamentos Conjuntos com razão médica aceitável.

Fonte: Secom/JP
Semana-mundial-do-aleitamento-materno
Em Campina Grande, também teremos uma programação especifica ao longo da semana. Quer saber mais? Clica na imagem abaixo para ver o video:
sam cg

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *