João Pessoa deu início, nesta segunda-feira (22), a mais uma edição da Semana do Bebê. O evento, criado pela Unicef, ocorre em diversas cidades brasileiras sempre no mês de maio. Com o objetivo de realizar atividades educativas voltadas aos cuidados com os bebês e crianças na primeira infância, o publico-alvo são as mães usuárias e os cuidadores dos Centros de Referência a Educação Infantil (Creis) do município. A abertura aconteceu no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

A programação será variada, com ações que vão desde rodas de conversa até cinema e atividades educativas com mãe e responsáveis. “O objetivo maior é a redução da mortalidade infantil, através de ações simples. Essas ações têm que ser trabalhadas com pais e em todos os Creis, como combate a violência e prevenção de acidentes”, explica a técnica de saúde da criança e adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jane Moraes Barbosa de Freitas.

Para a coordenadora da Educação Infantil do município, Francineide Ribeiro, a Semana do Bebe é um momento de reflexão sobre as atividades direcionadas às crianças, desde os cuidados durante a gestação, até os primeiros passos na Educação Infantil. “Essas mães são acompanhadas desde a gestação, nos PSFs e nas maternidades. Hoje estivemos aqui com mães que já estão com seus filhos nas creches”.

A protética Janaína Amorim foi uma das mães a participar da abertura do evento. “Eu já tenho filhos, mas sempre existe alguma coisa nova que podemos aprender nessas atividades”, defende.  Janaina tem três filhos. A mais velha tem 10 anos e já está na Escola. Pedro, de dois anos e Isac, de 11 meses, estão em um Crei. Ela conta que seus dois filhos mais velhos frequentavam creches e escolas particulares, mas com a chegada de mais um membro na família o orçamento apertou e ela optou procurar um Crei perto de casa. Hoje ela diz não ter do que reclamar. “É a segunda casa deles, os Creis têm um trabalho bem bacana com musica, estórias, a alimentação também é muito boa, a gente às vezes chega lá e sente o cheirinho de comida caseira, estou totalmente satisfeita”, relata.

A opinião de Janaína é compartilhada pela atendente de telemarketing, Poliana Sheila Brilhante dos Santos. Mãe de um casal, a filha mais nova está no Crei desde os seis meses. “A gente deixa o filho lá e sabe que está seguro e se desenvolvendo até mais rápido do que se estivesse em casa comigo. Ela já fala, já engatinha e está querendo se levantar para andar. Tenho a certeza que ela é bem cuidada, pois já acorda feliz sabendo que vai para a creche, quando falo que vai para escolinha, ela abre o sorriso”. Poliana está ansiosa pelas palestras que irão acontecer durante a semana. Ela diz que os conhecimentos adquiridos não servirão apenas para ela, mas que pode compartilhar com as vizinhas e colegas de trabalho.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on Semana do Bebê realiza atividades educativas e de saúde para mães e profissionais dos Creis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *