O período de férias é muito aguardado pelas crianças, pois as permitem sair da rotina, brincar, experimentar coisas novas e estar mais próximo dos seus familiares

unnamed (1)

Férias é tempo de descanso, de estar com a família e de recarregar as energias para mais um semestre do ano. A Mercur, empresa que atua na área de Educação, Saúde e Revestimentos, convidou a pedagoga Márcia Murillo para dar dicas de atividades que podem ser realizadas durante esse período com as crianças. “É preciso incentivar as crianças a vivenciarem experiências diversificadas, que se exercitem, saiam da frente da televisão, smartphones, tablets e computadores. Férias é hora de relaxar, ler, brincar e se divertir muito”, declara a pedagoga da Mercur.

Confira as atividades propostas:

– CARTAZ DAS ATIVIDADES PARA AS FÉRIAS: Quando chega o período de férias dá vontade de fazer muitas atividades, porém sabemos que o tempo não nos permite realizar tudo que temos em mente, por isso é fundamental organização. Junto com as crianças, pegue um cartaz, faça um calendário do mês, planeje e escreva tudo o que pensam em fazer a cada dia neste período. Utilize materiais coloridos para escrever como lápis de cor, giz de cera e canetas hidrocor. Deixe a criançada livre para ilustrar cada dia com muita criatividade.

 

– PRESENTE DAS FÉRIAS: É importante oferecer espaços que convidem a criança a se experimentar já que o brincar é um espaço de descobertas e pesquisa sobre diferentes materiais, brinquedos e brincadeiras. Crie vales presente para as crianças. Cada vale refere-se a uma ação diferente com a família, por exemplo, uma ida a praça, uma massagem, um cinema em casa, uma brincadeira no pátio e um cafuné. A criança escolhe quando utilizará seus vales, conforme o seu tempo.

 

– ACAMPAMENTO NA SALA: Quem não curte montar uma barraca bem improvisada na sala de casa? Afaste os móveis do ambiente, pegue cobertas e lençóis e monte barracas. Divirta-se curtindo um filme, jogando ou até mesmo batendo um bom papo com as crianças na barraquinha da família.

– BINGO DA FAMÍLIA: Utilize diversos materiais como tintas, lápis de cor e giz de cera. A ideia é criar um bingo em família. As perguntas do bingo podem estar relacionadas a aprendizados que os pais queiram repassar para os seus filhos. Não tem certo ou errado, o importante é estar e aprender juntos com os questionamentos.

– DANÇA COMIGO?: O que acha de mostrar a seus filhos as danças de quando era mais jovem? Mostre vídeos, tire-o para dançar. Solte a música e afaste os móveis da sala. Com certeza será um momento de muita diversão.

– INVENTE A HISTÓRIA: As histórias estão presentes na nossa vida desde a fase infantil até a adulta. O ato de criar história desperta muitas coisas boas. Recorte figuras de pessoas (homens, mulheres, crianças, bebês) e paisagens. Coloque todas as imagens em um envelope e passe a missão para cada um tirar do envelope uma figura.Todos devem escrever uma história de acordo com a figura que tirou.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *