Os bebés e crianças quando são muito pequenas ainda têm que ser tratadas de outra forma, isto porque os seus corpos não estão totalmente desenvolvidos e ainda possuem bastantes fragilidades.

Então como pai/mãe ou adulto responsável tem que garantir que a criança tenha o maior nível de segurança possível enquanto viaja de carro, sendo para isso que a cadeirinha serve.

Existem diversos tipos, para vários pesos, diferentes modelos e facilmente você fica perdido em relação a qual deve e/ou tem que escolher e é por esse motivo que fizemos este artigo.

Está pronto? Vamos saber mais então.

Lei Portuguesa

De acordo com o artigo 55º do Código da Estrada, as crianças devem ser transportadas com recurso a cadeiras auto, por norma no banco da retaguarda, adaptadas ao seu tamanho e peso até atingirem os 12 anos, e uma altura superior a 135 cm, salvo as seguintes situações:

  • Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativado o airbag frontal no lugar do passageiro;
  • Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco;

Alguns dos carros mais antigos não existiam cintos de segurança nos bancos de trás, se o seu for um desses então é proibido levar uma criança com menos de 3 anos consigo nele. A multa vai dos 120 aos 600€. O mesmo acontece com viaturas que não tenham bancos de trás.

Para quem não entendeu, na 2ª regra, são incluídos os veículos comerciais que só possuem bancos da frente. É totalmente legal levar uma criança neles desde que tenha mais de 3 anos, mas terá de na mesma usar uma cadeirinha.

Tipos de Cadeirinhas

Existem essencialmente 3 tipos de cadeirinhas, sendo elas:

  • Cadeirão virado na retaguarda, recomendado até aos 18 meses;
  • Cadeirão frontal, recomendado até aos 4 anos;
  • Banco elevatório, recomendado a partir dos 4 anos;

Não existe nada na lei que indique que tipo de cadeira tem de ser usada para determinada idade ou peso da criança, no entanto estas são as recomendações.

Cada cadeira terá a indicação do intervalo de idades e peso para os quais foram construídas, devendo ter atenção a isso e também às instruções que lhe forem dadas.

No Brasil por exemplo as leis para o uso de cadeirinha são bem mais estruturadas e categorizadas que em Portugal como pode consultar no link anterior.

E então, já ficou a saber mais sobre o uso de cadeirinha para crianças em Portugal?

Depois desta explicação dificilmente terá mais alguma dúvida sobre o assunto, mas se mesmo assim tiver não hesite em deixá-la nos comentários abaixo.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *