O verão é uma época muito quente, especialmente aqui no Nordeste. Um dos lanches favoritos das crianças, estejam na praia ou brincando numa praça, e até no shopping, é o picolé. Refrescante e saboroso, elas não conseguem resistir!

Mas sempre temos aquele receio do que comer fora de casa. Se é saudável, se tem conservantes, quando nosso filho é alérgico, vem também a preocupação em relação aos riscos de passar por uma contaminação e desencadear uma crise alérgica. Então vamos mostrar pra vocês algumas receitas de picolés, alguns com e outros sem leite, para agradar todos os gostos!

Picolé de frutas com espinafre: 1 xícara de manga picada, 1 xícara de pêssego descascado e picado, 2 bananas fatiadas, 2 xícaras de espinafre, 1 xícara de água de coco ou suco de laranja. Bata bem no liquidificador, coloque nas forminhas e voilà. O sabor fica leve e a criança nem perceberá que por trás do sorvete delícia tem um verdinho vitaminado.

Picolé refrescante de limão: 3 xícaras de leite de coco (pode ser de vidrinho, mas dê preferência ao caseiro!), 5 colheres de sopa de mel, 1/2 xícara de suco de limão. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por mais ou menos 5 minutos. Despeje nas forminhas e congele!
 
Picolé de goiaba: 2 goiabas vermelhas maduras (descascadas e cozidas) batidas com 800 ml de leite (o consumido pela criança). Coloque em forminhas de picolé ou em saquinhos próprios para sacolé.
 
Picolé achocolatado: Bata no liquidificador 500ml de leite (o consumido pela criança) com 2 bananas (nanica ou prata) picadas e parcialmente congeladas (deixe uns 30 minutos no freezer) e 3 colheres de sopa de cacau em pó (você pode usar achocolatado também, mas o cacau em pó é mais saudável).
Picolé de banana crocante: Descasque 2 bananas, espete-as no palito grande de picolé. Passe-as primeiro no iogurte natural e depois em castanha de caju trituradas (como se fosse farofa). Embrulhe cada banana em papel manteiga (sem apertar muito) e leve ao freezer por 4 a 5 horas.
 
Picolé tropical: Faça o suco de 3 laranjas (duas laranja lima, docinha e uma laranja pêra). Selecione entre 2 a 3 tipos de frutas que tenha em casa (kiwi e morangos fica muito bom), pique-as em pedaços e coloque na forminha de picolé, despejando o suco de laranja natural por cima ou se preferir água de coco natural. Espete os palitos e leve ao freezer até gelar.
 
Picolé cremoso de morango: Bata no liquidificador 1 pote de iogurte integral + pedaços de morango. Com a mistura em potinhos próprios para picolé ou até mesmo formas de gelo mais fundas, espete um palito de sorvete e leve ao freezer.
Agora é só se deliciar!
Picolé de frutas com espinafre e limão: Receitas Santé.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Receitas: Picolé com e sem leite!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *