Nos dias quentes de verão, nada é mais restaurador do que uma bebida gelada. Saborosos, os chás também podem ser grandes aliados de quem busca essa sensação de aconchego e refresco quando as temperaturas batem níveis nada agradáveis Brasil afora. Para isso, basta optar pelas versões frias da bebida.

Foto: Divulgação Diário do Chá

Conforme a tea sommeliére Helena Leigue, do Diário do Chá, muitas pessoas ainda cometem o pecado de associar os chás apenas ao inverno ignorando sua versatilidade. Na estação do calor, eles oferecem uma experiência totalmente diferente, pautada em aromas e sabores leves e refrescantes. “Um ótimo chá gelado faz você parar e notar. É diferente do quente, uma experiência muito refrescante e saborosa, que vale ser testada em casa”, explica.

Popularizado nos Estados Unidos, em 1904, quando, ao participar da Feira Mundial de Saint Louis, Richard Blechynden teve a ideia de colocar cubos de gelo em seus chás para atrair os visitantes, devido ao calor intenso da época, o chá gelado é um sucesso desde então e se tornou um método diferente de preparar a bebida. Segundo a tea sommelière, existem duas formas de preparo, a mais comum segue o exemplo do norte-americano, que fez a infusão com água quente e, depois, reduziu a temperatura com a mistura de gelo. Na segunda, basta manter o chá na geladeira por algum tempo para obter o mesmo resultado.

Mas, aqueles que gostam de experimentar técnicas diversas podem deixar de lado o fogão e usar apenas água fria para extrair das folhas um sabor único. O Cold Brew, ou infusão a frio, é um método incrivelmente simples, apesar de pouco conhecido pela maioria dos bebedores de chá.

Segundo a tea sommelière, a baixa temperatura da água faz com que a cinética da infusão seja completamente diferente, promovendo a extração dos compostos químicos de forma única. “Um exemplo é a extração dos polifenóis, os taninos do chá, que ocorre de forma muito mais lenta, produzindo chás gelados bem menos adstringentes.  Na ausência de calor, você fica com um chá suave, nada amargo e perfeitamente refrescante para beber no verão”, explica.

O método, que funciona especialmente com os verdes, exige uma infusão longa, de seis a 12 horas. Em contrapartida, é possível ir adicionando mais água enquanto ocorre o consumo. O resultado é um chá com menos cafeína, mas com muito sabor.

RECEITA CHÁ GELADO

  • 6 gramas de erva
  • 400ml de água filtrada
  • Gelo

Modo de preparo: prepare o chá conforme a instrução do fabricante e tendo cuidado com o tempo e a temperatura. Coe o chá e, em um copo ou jarra, preencha com gelo e acrescente o chá. Logo depois, ele está pronto para beber.

RECEITA COLD BREW

  • 7 Gramas de erva
  • 500ml de água filtrada

Modo de preparo: em um recipiente, coloque a erva e a água filtrada, tampando para não pegar qualquer odor. Coloque na geladeira e aguarde de seis a 12 horas antes do consumo.

 

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *