Qual a criança que não se rende às tentações dos salgadinhos de festa? Não tem né, gente? Até tentamos passar o máximo de tempo possível sem oferecer, mas nossos filhos não ficam bebês para sempre, e a verdade é que nós não vamos conseguir mantê-los na linha que nós queremos 100% do tempo. E tá tudo bem com isso. Comer um salgadinho, um doce ou algo processado uma vez ou outra não vai comprometer a saúde dos nossos filhos. A importância está no que você oferece no dia-a-dia rotineiro, e não no que ele come de forma esporádica.

Com esse intuito, passei a fazer preparações diferentes aqui em casa. Uma delas é o bolinho de macaxeira, que passou a ter a variação para o bolinho com queijo, frango, carne de sol e assim vai. Presta atenção que hoje o post está repleto de dicas bem interessantes, saudáveis e gostosas!

Salgadinho de macaxeira saudável

  • 400g de macaxeira já cozida com pouco sal;
  • 1 colher de chá de chia
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/2 xícara de aveia em flocos finos
  • 1/2 xícara de farinha de linhaça

Preparo: Amassa a macaxeira com um garfo junto com o azeite, a chia, a cebolinha e a pimenta. Aos poucos vai adicionando a aveia e metade da quantidade de farinha de linhaça. Faz bolinhas, empana no restante da farinha de linhaça, coloca numa assadeira e leva ao forno por aproximadamente 25 minutos.

(Essa opção contém glúten, não contém lactose)

Imagem: Alexandre Schneider/Divulgação

Salgadinho de macaxeira saudável com frango ou carne de sol

  • 400g de macaxeira já cozida com pouco sal;
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 350g de frango desfiado – já cozido com legumes e verduras naturais para dar gosto (ou carne de sol já cozida desfiada)
  • 1/2 xícara de farinha de linhaça

Preparo: amassa a macaxeira com o azeite, a cebolinha e a pimenta. Acrescenta o frango ou a carne. Faz bolinhas com a massa, empana na farinha de linhaça, coloca numa assadeira e leva ao forno por aproximadamente 25 minutos.

(Essa opção não contém glúten e lactose, mas celíacos devem evitar, por conta da aveia)

Variação com queijo: qualquer uma das duas massas pode ser usada como uma base para um bolinho de queijo. É só comprar um queijo minas, cottage, coalho light ou mussarela light, cortar em cubinhos e cobrir com a massa, finalizando da mesma forma, empanando com farinha de linhaça e levando ao forno.

(Essa variação não contém glúten, mas nitidamente contém lactose e proteína no leite de vaca. A não ser que seja um queijo especial sem lactose ou de soja, cuidado com os pequenos que contém alergias!)

A criançada adora esse “salgadinho” saudável, inclusive, ele é uma opção bacana para levar para lanchar na escola, servir quando recebe amiguinhos em casa ou acompanhar um almoço.

A última dica em relação a essa preparação é que também podemos fazer bolinhos de batata doce com frango ou carne! Substituindo na mesma quantidade da mandioca! E aí? Ficaram curiosos para testar? Mostrem para nós no Instagram as fotos dos seus talentos na cozinha!

Até a próxima aventura culinária!00

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Receita: salgadinho de macaxeira saudável

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *