Falamos recentemente sobre alguns benefícios do jerimum aqui no blog. Acho que não conheço uma pessoa no meu convívio que não goste de nhoque. Já comi o tradicional de batata inglesa, de batata doce e agora vem um de jerimum!

Nhoque é um dos pratos mais divertidos que temos para preparar quando crianças. Lembro nitidamente de momentos com minha mãe na cozinha enfarinhando a bancada, fazendo “cobrinhas” com a massa, depois as “bolinhas” e ficar vendo elas se mexerem na água fervente até acabarem boiando.

Enquanto adulta, a maior vantagem nessa massa é justamente a variação que podemos ter tanto nos sabores da massa quanto nos sabores dos molhos. A receita de hoje rende 4 porções!

Nhoque de abóbora

Ingredientes

  • 1⁄2 jerimum media
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral (+2 colheres de sopa)
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de quinoa real vermelha
  • sal a gosto

Preparo:

  1. Descasque e corte a jerimum em cubos. Coloque-os em uma panela cheia de água e cozinhe até que fiquem bem macios.
  2. Escorra e deixe esfriar um pouco. Coloque em uma vasilha e amasse até transformá-la num purê.
  3. Acrescente o ovo, a quinoa e o sal. Misture tudo com a espátula.
  4. Vá acrescentando a farinha aos poucos para verificar a consistência. A massa deve ficar macia e homogênea, sem grudar nas mãos. Se necessário adicione um pouco mais.
  5. Polvilhe as mãos com farinha de trigo e faça “cobrinhas” compridas. Essas devem ser cortadas em pequenas bolinhas. Se preferir, pode fazer bolinhas com as mãos diretamente, como se fossem brigadeiros.
  6. Coloque as bolinhas prontas em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Quando terminar todas as bolinhas, cubra a assadeira com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
  7. Encha uma panela funda com água e um fio de óleo e deixe ferver.
  8. Quando estiver fervendo, coloque entre 10 e 15 bolinhas de nhoque na água de uma vez. Quando as bolinhas subirem à superfície da água, retire-as com uma escumadeira e coloque-as em outra vasilha, onde serão servidas.

Você pode servir esse nhoque com: molho ao sugo, tomates picados em cubinhos e manjericão, à bolonhesa, molho branco, quatro queijos ou apenas com um fio de azeite e queijo parmesão ralado na hora.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Receita: Nhoque de jerimum

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *