Gente, Junho chegou novamente! O ano está correndo, hein? Esse é um dos meus meses preferidos por dois motivos: o friozinho começa a dar (muito discretamente) as caras aqui e… as comidas típicas! Desde criança minha mãe sempre gostou de caprichar no cardápio junino. Era canjica, pamonha, arroz doce, milho cozido, bolo de milho! Desde pequeninho meu filhão já gostava de ficar roendo a espiga do milho cozido, então eu adoro quando ele se joga nas comidinhas típicas com a família toda!

Minha ideia é trazer uma receita que vocês possam oferecer para os filhotes sem medo, então tenho procurado adaptar receitas com o mínimo de alimentos alergênicos possíveis. Costumo frequentar um site muito bacana chamado Panelaterapia, que tem receitas de todos os tipos, e me deparei com uma receita de Pamonha de Forno bem fácil que já era sem lactose e acabei adaptando para diminuir o potencial alergênico geral da receita. Vamos lá?

pamonha_forno3

Ingredientes (receita já adaptada):

2 latas de milho verde (escorra a água)
200ml de leite de coco
1 1/2 xícara de açúcar (medida da xícara: 200ml)
4 ovos (ou 8 colheres de sopa de leite vegetal + 1 colher de chá de fermento em pó)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo (pode ser farinha de linhaça ou de arroz)

O preparo é bem simples, bate tudo no liquidificador, quando estiver bem homogeneizado, adiciona mais uma colher de chá bem cheia de fermento, dá uma misturada rápida, coloca em um tabuleiro untado e enfarinhado e leva ao forno a 200 graus até dar uma dourada. Depois de esfriar, corta em quadradinhos e coloca numa bandeja bem bonita! Você pode fazê-lo também  em um refratário de vidro bonito e já fica pronto para ir à mesa!

pamonha_forno1

O teste aqui foi um sucesso, especialmente quando cortei em quadradinhos! Tanto quentinho como gelado, rs (é, a gente não consegue esperar muito para experimentar!). Vocês só vão perdoar a ausência das fotos autorais, não deu muito tempo de fotografar, recebemos umas visitinhas e não sobrou nem o farelo para contar história! As lindas fotos foram tiradas do Panelaterapia!

Espero que vocês tenham gostado! Fiquem ligados que ao longo da semana irei soltar outra receita junina!

Fez em casa? Dá sua nota nos comentários! 🙂

 

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *