Quem não gosta de bolo, não sabe o que está perdendo! E claro que eu, como Nutricionista que trabalha com educação infantil, tanto na escola como no consultório (e até em casa, né?), sempre procuro receitas que possam ser saudáveis e saborosas!

Eis que me deparei com um problema: num refeitório onde tenho crianças alérgicas a glúten, ovo e leite… como ia servir um bolo que fosse seguro para todas essas restrições? Testei uma que deu muito certo e trago para vocês agora!

Bolo de maçã vegano sem glúten


Ingredientes:
– 2 maçãs fujis;
– 3 copos americanos de farinha de arroz;
– 2 copos americanos de açúcar demerara;
– 1 copo americano de óleo de canola;
– 1 copo de água;
– 2 colheres de chá de fermento químico;
– canela a gosto (usei uma colher de café bem rasa)

Modo de preparo: Lave e descasque as maçãs. Leve as cascas ao liquidificador com o óleo e a água. Bata tudo até virar um creme. Corte o resto da maçã e adicione em outro recipiente com o resto dos ingredientes. Misture tudo e acrescente a mistura do liquidificador. Mexa, coloque numa forma untada com óleo e enfarinhada com farinha de arroz e leve ao forno médio pré-aquecido. Desenforme, finalize polvilhando um pouco de açúcar e canela.

Dicas: caso você não precise da restrição de glúten, pode usar farinha de trigo branca, farinha de trigo integral ou farinha de aveia (e até um mix de todas essas!).

Esse bolo pode ser feito também em forminhas pequenas ou em assadeira grande e cortado em quadrados. É uma boa opção para lanche das crianças na escola, para receber amigos dos filhos em casa ou para o lanche da tarde com uma xícara de café.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *