Então você saiu de férias, ou finalmente encontrou aquele tempinho para passar uns dias de folga. Nada melhor do que viajar! No entanto, ao pesquisar, descobriu que não está disposto a pegar uma passagem de avião, tão pouco desbravar as estradas dirigindo. Eis que surge uma alternativa: viajar de ônibus.

A princípio, pode parecer uma empreitada cansativa, principalmente para quem não vai preparado. Pensando nisso, elencamos aqui alguns motivos que vão fazer você perder qualquer insegurança quanto a esse tipo de viagem, além de dicas indispensáveis para apostar nesta opção.

Esqueça os pré-conceitos e incertezas, viajar de ônibus pode ser muito melhor do que você imagina.

Aproveite para relaxar

A viagem de ônibus permitirá que você se desligue um pouco das responsabilidades, curta a paisagem e relaxe. Afinal, você não precisa se preocupar com rotas, combustível ou descobrir boas paradas.

Aproveite a estrada para descansar e colocar em dia seus planejamentos.

Ótima pedida para quem viaja só

Você vai descobrir a importância e a praticidade de viajar sozinho. Nada de se preocupar com a estrada e ter disposição para dirigir grandes extensões.

A viagem de ônibus lhe permite o merecido descanso, além de ser um bom momento para relaxar a cabeça. Aproveite para colocar seus planos em dia.

Um bom momento para descansar e apreciar a paisagem.

Viagem de ônibus com a família

Em viagens de ônibus deixe seus pequenos entretidos.

Viajar de ônibus com crianças pode parecer assustador, mas a verdade é que elas irão dormir durante boa parte do tempo. Nas horas em que estiverem acordadas, deixe-as entretidas e calmas. Uma boa alternativa é ter em mãos joguinhos e qualquer coisa que elas gostem.

A viagem de ônibus também pode ser uma ótima oportunidade para reconectar os irmãos. Estimule brincadeiras em conjunto, tomando cuidado apenas com o barulho e a agitação excessiva para não atrapalhar as outras pessoas.

Documentação necessária

Isso vale não apenas para as crianças, mas para adultos também! Fique atento para não perder a viagem por falta de documentos essenciais.

No caso dos adultos é importante ter em mãos pelo menos um documento de identificação com foto, tais como:

  • RG (original ou cópia autenticada)
  • Carteira de Trabalho
  • Carteira de Habilitação
  • Passaporte Brasileiro
  • Em caso de roubo ou perda de documentos, Boletim de Ocorrência emitido em no máximo 30 dias

Para as crianças vale a mesma regra. Além disso, para as menores de 12 anos é necessário:

  • Viajar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis
  • Apresentar autorização com firma reconhecida em cartório se viajarem com terceiros

Sabendo de todos esses detalhes, é hora de planejar sua viagem, buscar uma companhia rodoviária e seguir viagem!

Mas antes, separamos algumas dicas para você ter uma viagem de ônibus sem contratempos e o mais confortável possível. Vamos lá?

Dicas para uma viagem de ônibus perfeita

Para uma viagem tranquila e com boas lembranças é bom se orientar e ficar prevenido contra alguns contratempos que podem ocorrer. Veja a seguir nosso Top 7!

Antes de tudo, busque uma boa companhia rodoviária.

1. Bagagem de mão estratégica

Não apenas em uma viagem longa, mas em qualquer outra, é importante seguir com uma pequena bagagem de mão, que pode ser levada na cabine com você.

Essa bagagem deve conter apenas itens indispensáveis, para não fazer muito volume. Tenha certeza de deixar nada para trás, assim não será necessário a cada parada pedir para o motorista abrir o bagageiro para “pegar uma coisinha”.

Uma dica importante é ter sempre em mãos um agasalho, pois o ar condicionado pode estar um pouco forte. Do contrário, se estiver com blusas muito quentes, tenha uma mais leve na bolsa.

Um kit emergência também é interessante. Alguns itens necessários são:

  • Remédios para enjoo e dor de cabeça
  • Papel higiênico
  • Lenços umedecidos
  • Escova de dentes

2. Entretenimento indispensável

Em viagens longas, mesmo que você seja daqueles que consegue tirar uma boa soneca, uma hora o tédio virá à tona. Certifique-se de levar algo para passar o tempo.

Atualmente, com os tablets e smartphones, é bem provável que você nem fique entediado, mas lembre-se de que o sinal na estrada pode não ser dos melhores.

Portanto, a dica é levar um bom livro ou algum jogo eletrônico, se for seu estilo. E não se esqueça dos fones de ouvido para curtir aquela sua playlist predileta sem atrapalhar os outros.

3. Snacks: kit de sobrevivência

Outra boa pedida para passar o tempo é ter em mãos algumas guloseimas, sendo indispensável em viagens longas e principalmente com crianças.

O kit de snacks é mais do que permitido nestas horas, algumas empresas até disponibilizam aos passageiros. No entanto, esqueça os alimentos com cheiro muito forte, ou que façam muita sujeira, pois pode atrapalhar as outras pessoas.

E não se esqueça: mantenha-se hidratado! Em qualquer situação é indispensável ter uma garrafinha d’água, em uma viagem de ônibus não seria diferente.

4. Escolha o assento certo

Os assentos longe dos eixos tendem a ser melhores, pois se sente menos impacto da estrada. Assim, se você fica enjoado facilmente, prefira o meio do ônibus na hora de comprar sua passagem.

Pense também no quanto você é suscetível ao calor ou frio, ficando mais perto ou longe da saída do ar condicionado.

5. Travesseiro de viagem

Pode parecer um item dispensável, mas o travesseiro de viagem é um ótimo aliado para não ficar com dores depois.

Existem muitos modelos, dos divertidos e coloridos aos infláveis. Você encontra até mesmo os que possuem massageador eletrônico. Escolha o seu e boa soneca.

6. A roupa ideal

Nada de desconforto nessas horas. Uma viagem requer roupas que te deixem à vontade para sentar e levantar. Além disso, devem ser práticas, caso necessite ir ao banheiro do ônibus. Evite saltos altos, tecidos não maleáveis ou roupa muito justas.

7. Aproveite as paradas

Tão importante quanto as demais dicas, não deixe de descer do ônibus e esticar as pernas nas paradas. Esta prática é importante não apenas para espantar a preguiça, mas também para manter uma boa circulação sanguínea.

Aprecie outro modo de viajar.

Além de poder apreciar a paisagem, não se preocupar com a estrada, ainda pode sair muito mais barato. Ficou animado para programar sua próxima viagem de ônibus? Agora é fazer as malas e curtir!

Para ficar por dentro das melhores dicas de como planejar sua próxima viagem, acompanhe nosso blog. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e compartilhe conosco suas experiências.

Fonte: http://www.decolanet.com.br

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on Que tal uma viagem de ônibus? Saiba dicas para você viajar tranquilo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *