“O ambiente deve ser rico em motivos que emprestam interesse para a atividade e convidar a criança a realizar suas próprias experiências. “

Maria Montessori

O quarto Montessoriano cria um ambiente de aprendizagem para crianças pequenas, livres para escolher sua própria atividade e dirigir sua própria aprendizagem, adaptados e adicionados ao meio ambiente, a fim de corresponder seus interesses e necessidades. Este método busca a capacidade natural e inata das crianças,a busca de oportunidades de desenvolvimento ideais. Aplicando este método para facilitar o guia interior da criança, que está preparado para o crescimento perfeito auto-dirigida. O método requer que os adultos prepararem um ambiente de aprendizagem dinâmica e centrada na criança que atenda às necessidades naturais, que são determinados por meio da observação da criança livre.

 O Método Montessori é uma abordagem para educar as crianças com base nas observações científicas,sendo criado por uma médica italiana,Maria Montessori,a mais de 100 anos atrás. A maioria dos ambientes de Montessori podem ser encontrados em escolas e outras instituições de ensino, há muitas maneiras de implementar a filosofia na casa. Tendo em mente que o objetivo final de cada criança é a independência, através do desenvolvimento, os pais tentam se adaptar a seus quartos para facilitar a aquisição gradual de habilidades que irão ajudar a criança se desenvolver de forma independente de seus pais.

Para fazer um quarto  “Montessori”, que é adequado para as idade de 0 a 4 anos,você deve olhar para a aplicação de princípios fundamentais (ordem, estética, interesse, integridade, etc) e a tudo que torne disponível para o seu filho,de uma forma que respeita as necessidades da criança e que promova interesse e atividade. As principais características de um quarto Montessoriano:

  • Quarto sem berço ou cama:

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_03

     Nos quartos Montessoriano, a cama é no chão. Por toda a mobilidade que a criança vai ter,explorando seu espaço sem perigos e grades. Pode completar o chão com EVA ou fazer proteções em volta do colchão.

  • Somente o necessário:

 O método Montessoriano preza por mobiliário essencial e espaço para que os bebês explorem tudo ao seu redor. Para que essa exploração possa ser feita de forma segura, é bom abusar de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, como tapetes fofinhos. E espaço,para que a criança possa se locomover com liberdade e segurança. A proposta também é fazer que tudo seja acessível para as crianças,então é importante colocar mobilias baixinhas,que as crianças possam ter acesso com facilidade.

  • Móbiles:

Não é um regra,mas por serem estimuladores visuais,chamam a atenção das crianças. Além de serem enfeites lindos. Para bebês recém-nascidos o ideal com mobiles pretos e branco para não exigir muito da visão do bebê que vê tudo desfocado nos primeiros meses e com 30cm de distancia de altura da cama.

  • Espelho:

É importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo. Isso não se dá de forma consciente e nem é um processo imediato.Enxergar-se pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. Por motivos de segurança, o espelho precisa ser muito bem preso e pode ser de acrílico.

  •   Mobílias adequadas :

Os móveis no quarto montessoriano,prezam pelo minimalismo. Devem se adequados para o tamanho da criança para que tudo fica ao alcance dela. Seja brinquedos ou livros.
Mas tudo com muito cuidado e somente o necessário,até mesmo de brinquedos. Enchem o quarto de brinquedos ou livros,sem chamar a atenção da criança para um item,só vai ajudar a bagunçar e não prende ou treina a mente da criança para a concentração no que se quer ou faz.
Móveis com cores neutras nos primeiros meses e depois pode inserir cores mais vibrantes,sempre com muita harmonia. Cadeira e mesinha sempre é uma boa pedida para aquelas crianças que já estão pegando no lápis.

A abordagem Montessori é sobre o desenvolvimento da criança como “todo”. Os pais precisam criar ambientes que alimentam todos os aspectos do desenvolvimento da criança. Muitas vezes, é mais fácil de se concentrar no desenvolvimento intelectual, pois isso envolve coisas que podemos ver e tocar – objetos de aprendizagem. Mas a criação de espaços seguros em que são atendidas as necessidades emocionais do seu filho, é vital para o desenvolvimento de futuros relacionamentos saudáveis. Um médico,especialista em desenvolvimento infantil,Dr. Jill Stamm, diz que ” o seu bebê depende biologicamente na sua capacidade de resposta. Embora tenha nascido com as capacidades de alegria, tristeza, medo e muitos outros sentimentos, ele precisa de ajuda regular esses estados emocionais para que eles não sobrecarregar o sistema. “

O método Montessoriano traz exatamente isso para o cotidiano, tratado a infância com a pureza e o desenvolvimento gradual que ela precisa, estimulada.
Não como uma miniatura de um adulto 🙂 ! Super válido adequar,mesmo que seja algumas pequenas coisas,na sua vida com o Montessoriano.

(Créditos das fotos: pucalucababy.wordpress.com / Algumas imagens foram retiradas do arquivo Google sem informação de quem seria o autor,se você for dono de alguma foto nós avise para colocarmos os créditos ou retira-la)

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele.
A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *