Nutritivo e popular em todos os cantos do Brasil, o açaí é uma tradição que começou nas praias do nordeste, foi para as academias e tem ganhando cada vez mais espaço no cardápio do brasileiro, por ter um sabor marcante e ser fonte de nutrientes.

Foto: Divulgação (Pizza Bambini)

Mesmo com os benefícios para quem consome, muitos pais ficam receosos em inserir o fruto na dieta das crianças. Andrea Takayama, nutricionista da OAKBERRY Açaí Bowls, rede de alimentação saudável, explica a idade e quantidades ideais indicadas para os pequenos.

“O açaí, como todas a frutas, pode ser oferecido a partir dos 6 meses, pois a partir dessa idade eles já conseguem digerir bem as frutas”, esclarece a nutricionista. Segundo ela, esse é o período ideal para que a criançada se beneficie dos nutrientes dessa iguaria. As crianças também pode usufruir dos benefícios do açaí assim como os adultos. Rico em nutrientes, o superalimento é bom para:

1. Gerar energia: Consumindo açaí a criançada ficará cheia de energia e disposição para aproveitar o dia;

2. Melhorar a digestão: O açaí possui fibras capazes de auxiliar na desintoxicação e limpeza do organismo do pequeno;

3. Fortalecer o sistema imunológico: Rico em Vitamina C e ácido elágico, o sistema imunológico da criança se fortalece ao comer o açaí;

4. Combater os radicais livres: O açaí é rico em antocianinas, uma substância antioxidante que pode combater os radicais livres, responsáveis por modificar as enzimas provocando doenças auto-imunes e degenerativas;

5. Auxiliar na saúde óssea: O açaí pode favorecer a saúde dos seus dentes e ossos dos pequenos, pois ele pode contribuir com quantidades significativas de cálcio.

“O açaí é uma ótima opção para os lanches da tarde ou da manhã, pois oferece diversos nutrientes necessários para o desenvolvimento e energia suficiente para as crianças, principalmente as que já estão introduzidas em atividades esportivas.”, declara Takayama. A quantidade recomendada para os pequenos é de, aproximadamente, 100g.

Fonte: OAKBERRY

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Quando posso começar a dar açaí para o meu filho?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *