shutterstock_146580557

Quando o bebê nasce, junto com ele nasce também uma mamãe super preocupada e disposta a qualquer coisa para manter seu filho saudável. A preocupação também atinge o obstetra e, logo após o parto, diversos exames são realizados para garantir que o bebê nasceu com saúde.

Durante a gestação, todo o desenvolvimento do bebê é monitorado e diversas doenças já podem ser diagnosticadas e até mesmo tratadas. Porém, apenas após o nascimento é possível avaliar totalmente o pequeno.

4 exames primordiais

Diversos exames podem ser feitos logo após o nascimento. No entanto, existem 4 que são primordiais e quase todos obrigatórios nas maternidades do país. Até mesmo bebês que nascem em casa devem realizar os seguintes exames:

  • Tipagem sanguínea – é o exame que identifica qual é o tipo do sangue do bebê (A, B, AB ou O) e seu fator Rh (positivo ou negativo). Identificar a tipagem sanguínea é necessária pois em emergências médicas, é preciso saber qual é o tipo para transfusões.
  • Teste do pezinho – o exame utiliza uma amostra de sangue do calcanhar do bebê para analisar desordens metabólicas. Por isso, é realizado 48h após o nascimento. Dentre as doenças que podem ser detectadas pelo exame estão a fenilcetonúria, TSH, IRT e eletroforese de hemoglobina. Tais doenças são graves e devem ser tratadas desde o início para evitar complicações no bebê.
  • Reflexo vermelho – exame oftalmológico que detecta tumores e catarata. Também é conhecido como teste do olhinho e apesar de não ser obrigatório, costuma ser oferecido pelo médico e pela maternidade.
  • Teste da orelhinha – verifica se o bebê escuta perfeitamente e detecta deficiências auditivas.

Outras avaliações

shutterstock_217068757

Assim que o bebê nasce ele é completamente avaliado e o médico avalia seu tamanho, peso e as batidas do coração. A aspiração nasal não é sempre necessária e serve para eliminar do sistema respiratório algum muco ou secreção.

O exame do coraçãozinho é complementar ao realizado pelo obstetra assim que o bebê nasce e deve ser realizado após 48h. Detecta anomalias nas válvulas do coração. O exame do quadril também é feito com frequência para avaliar a situação do quadril do bebê.

Os exames citados costumam ser oferecidos de forma gratuita tanto na rede pública quanto em maternidades privadas. No entanto, quando eles não forem gratuitos, é conveniente que a mamãe peça os exames e quando necessário, pague, uma vez que eles são muito importantes para avaliar a saúde do bebê e iniciar algum tratamento afim de curá-lo ou ao menos, amenizar o avanço e os sintomas das doenças.

 

Post Colaborativo por Bed Med

 

 

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *