patati-patata-galinha-pintadinha

Ultimamente, tenho visto muitos programas e desenhos animados nacionais, principalmente, na TV fechada, o que antes não se via com muita frequência ou frequencia alguma.

Quem tem filho, com certeza conhece os famosos queridinhos da criançada: Galinha pintadinha e Patati Patatá, né? Mas as criações feitas em nosso país vão MUITO além disso.

turma-da-monica-poster

Velhos conhecidos nossos (de outros carnavais) também estão nas telinhas, como Mônica e sua turma, Zé carioca, o sitio do pica-pau amarelo…

E, provavelmente, muitos desenhos que você assite com seus filhos hoje são brasileiros ou tem coprodução brasileira e você nem desconfia disso.

 peixonauta7

Você sabia que o Peixonauta é brasileiro?? Sim, pois é!!

Você já assistiu Princesas do Mar?

06_desenho_brasileiro_005

A história passa-se no Mundo de Salácia onde as princesas dos vários reinos desse mundo enfrentam muitas aventuras. O povo desse reino aprende que não pode ser meter com o povo da Terra Firme, pois senão pode enfrentar grandes batalhas. É uma franquia brasileira de livros, revistas e desenhos animados, criada pelo escritor e ilustrador brasileiro Fábio Yabu.” (do Blog Falae).
Desenhos-Meu_AmigaoZao_imagens-e1358528118935
Meu Amigãozão também tem um “pézinho” no Brasil, pois é uma coprodução brasileira-canadense. Acredita?
Kiara e os Luminitos
Kiara e os Luminitos
Alguns são um pouco menos conhecidos, como Kiara e os Luminitos veiculado na Tv Ra-Tim-Bum e o Gemini 8, da mesma turma que faz o Peixonauta.

Além dos desenhos animados, temos alguns programas muito bons produzidos aqui também:

Quintal da Cultura, Art Attack (a versão brasileira, claro), Detetives do Prédio Azul, Esconderijo Secreto e A Casa do Disney Junior.

quintal da culturaart-attack-sexta-temporada-2-1024x68530420 esconderijoADTV - Audiencia de Tv 2011

Temos até algumas Tvs que passam muitas (e até todas) produções nacionais como TV PinGuim, TV Escola, Tv Cultura, Tv Rá- Tim-Bum e Tv Brasil.

No mundo da música, existem cantores e bandas que tem um trabalho especificamente voltado para crianças e, ainda, os que tem um trabalho diferente, mas fazem um projeto para esse publico em paralelo. A lista é grande e inclui nomes como Palavra cantada, Patu Fu (com seu cd “musica de brinquedo”), Toquinho (com seu dvd “Toquinho no mundo da criança”), Adriana Calcanhoto (Partipim 1 e 2) e por ai vai…

Enfim, são muitas as produção brasileiras por ai, né? Tenho certeza que você nem imaginava!

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *