Poemas para crianças – a leitura em casa

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

 

Mother and Daughter Reading Together

 

Sorriu pra mim a poesia

na forma de um amigo

– mão estendida, carinho,

e estamos juntos, quietinhos

ou ouvindo, ou contando,

ou rindo e barulhando… –

e abraçou minha vida.

  Trecho do livro “Poesia na varanda” de Sonia Junqueira com ilustrações de Flávio Fargas.

Há diversos tabus e pré-conceitos que giram em torno dos poemas, que é um gênero difícil, inacessível, chato e cansativo de ler. Seria mesmo? A fim de chegar a uma explanação sobre isso, eu posso afirmar que a literatura não tem a função de ser ‘fácil’, se tivesse apenas a função facilitadora não seria arte. Mas o que é ser fácil ou difícil? Não há uma resposta fechada para essa pergunta, mas sim há ‘facilidades’ e ‘dificuldades’ encontradas em toda leitura, que varia de leitor para leitor.

Tratando do poema infantil, sendo que o termo infantil que é criado para fins classificatórios, e não para delimitar públicos, ou seja, o poema infantil deve ser lido por todos de todas as idades. Quando um adulto lê para a criança consequentemente ele está lendo para si próprio. E quanto mais cedo a criança entrar em contato com a literatura, melhor, há benefícios comprovados, como a identificação das rimas, o som das palavras, o conhecimento de um mundo mais abrangente, o ritmo, a função terapêutica e entre outros.

A leitura de poemas jamais deverá ser deixada de lado, mas sim constantemente reforçada, sendo que há grandes obras a serem lidas e relidas, principalmente de autores nacionais, como: Ricardo Azevedo, José Paulo Paes, Leo Cunha, Vinicius de Moraes, Elias José e entre outros.

Então vamos colocar a leitura em ação? Resta ler, reler e reler!

Dicas para ler poemas em casa:

pai-lendo-historia

Local:

Ao ler poema para a criança sempre opte por um lugar que ela se sinta a vontade, isso varia bastante, lugares internos ou externos da casa, sendo que o mais importante é a atenção da criança em torno do livro a ser lido.

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.

O contato com o livro:

Deixe que a criança veja o livro e pegue, se for maiorzinha pergunte a ela se quer passar as páginas, isso desmistifica o fator do livro ‘intocável’, que somente os adultos podem manusear, algo que deve ser quebrado para que a leitura se torne mais prazerosa, agradável e atrativa. Não fique preocupado se a criança rasgar o livro, isso acontece, assim como brinquedos que quebram, as coisas não são eternas, mas antes disso tudo explique para criança que o livro deve ser bem cuidado e que vai ser lido muitas vezes e por diversas pessoas, a criança é bastante compreensiva e cuidadosa, basta o adulto dialogar.

Sem um compromisso pedagógico:

Esqueça de cobrar da criança o que foi lido, afinal ela teve o contato com uma obra de arte, não um livro de ciências, mas é claro que existe uma pedagogia na literatura infantil, que é de uma maneira subjetiva, intrínseca, menos formal. Mas se acaso quiser comentar algo depois da leitura, que seja breve, como por exemplo, após ler um poema que fala sobre amizade, pergunte a criança quantos amigos ela tem na escola, ou no bairro onde mora, faça um diálogo tranquilo com leves referências a situações do livro lido, se acaso desejar.

 Pequena lista de livros (poemas):

Livros seleção Foto: Mateus André

Livro de Papel – Autor: Ricardo Azevedo – Ilustrador: Ricardo Azevedo – Editora: Brasil

Meu material escolar – Autor: Ricardo Azevedo – Ilustrador: Ricardo Azevedo – Editora: Quinteto editorial

Meu filho, meu besouro – Autor: Cadão Volpato – Editora: Cosac Naify

É isso ali – Autor: José Paulo Paes – Ilustrador: Walter Vasconcelos – Editora: Salamandra

A arca de Noé – Autor: Vinicius de Moraes – Ilustradora: Laurabeatriz – Editora: Companhia das Letras

Pois é, poesia – Vários autores – Vários ilustradores – Editora: Global

Poesia na varanda – Autora: Sonia Junqueira – Ilustrador: Flávio Fargas – Editora: Autêntica

Algumas histórias do céu – Autor: Sian – Ilustrador: Sian – Editora: Paulus

Your ads will be inserted here by

Google Adsense.

Please go to the plugin admin page to set up your ad code.