Projeto faz parte da campanha Mais que um Palpite, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pediatria juntamente com a Pfizer para combater as fake news

Com foco no combate às fake news em saúde infantil, a campanha Mais que um Palpite chega a um ano de atividades nas redes sociais com mais de 21 mil fãs em seus canais (Facebook e Instagram), milhares de comentários e milhões de pessoas alcançadas no ambiente on-line. Agora, com base na interação realizada com as famílias brasileiras durante o período, a iniciativa acaba de lançar uma cartilha digital completa que reúne as principais dúvidas coletadas nas páginas da campanha.

Desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) juntamente com a Pfizer, a campanha Mais que um Palpite tem o objetivo de proteger as famílias brasileiras com informações seguras sobre saúde infantil, para o pleno desenvolvimento das crianças. Esse conceito de proteção passa por vários aspectos ligados à infância, como alimentação, lazer, sono, dia a dia, amamentação e a prevenção de doenças por meio de vacinas. Totalmente ilustrada e com linguagem leve, a nova cartilha está hospedada no site da campanha (http://www.maisqueumpalpite.com.br) e, ainda, no portal da Sociedade Brasileira de Pediatria (http://www.sbp.com.br).

“O que os pais mais desejam, sempre, é acertar nas decisões sobre os cuidados com seus filhos. Mas, para isso, em meio a um cenário permeado de fake news, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis. E não há fonte mais segura para essa missão do que o próprio pediatra, com base nas evidências científicas que ele conhece e na prática clínica do dia a dia”, afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP. “Mergulhar no universo on-line e compreender a fundo, bem de perto, quais são os principais questionamentos desses pais e mães foi uma grande oportunidade de oferecer uma resposta bastante assertiva para as famílias. Esse é o propósito da nova cartilha “, complementa.

Para transmitir suas mensagens com leveza e sem abrir mão do conteúdo, a cartilha MAISQUEUMPALPITE apresenta um projeto editorial inovador e totalmente alinhado com o dia a dia dos pais de crianças pequenas. “O leitor é convidado a imaginar uma situação em que um pediatra ingressa no grupo de mensagens da família, do qual fazem parte diferentes personagens, com os questionamentos típicos que permeiam esse ambiente”, esclarece a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine. A conversa está dividida em diferentes blocos, que compreendem os vários aspectos relacionados à imunidade infantil, como alimentação, sono, vacinação, amamentação e exercícios físicos.

Entre os personagens que participam da conversa fictícia está o boneco Palpitinho, mascote da campanha. Criado especialmente para a iniciativa, o personagem representa todos os palpiteiros que habitam o dia a dia dos pais, colecionando comentários impróprios sobre os vários assuntos ligados ao desenvolvimento infantil. Palpitinho também aparece nos vídeos que fazem parte da inciativa desde o seu início. Por meio de um verdadeiro road show, pediatras visitam os canais de influenciadores importantes no segmento materno-infantil, como o casal Tiago e Gabi, que estrelam o primeiro vídeo da nova temporada da campanha. “Ter um casal em cena é muito importante. A partir deles, reforçamos a importância dos deveres compartilhados entre mães e pais quando se trata de proteção da saúde infantil”, diz Márjori.

Os vídeos gravados com os influenciadores serão veiculados nas redes sociais de cada um dos participantes e estarão disponíveis no site da iniciativa (http://www.maisqueumpalpite.com.br). Ali, o internauta também poderá conferir informações mais aprofundadas sobre as temáticas da campanha.

“Quando falamos em proteger a saúde infantil, é impossível não pensar na importância da vacinação. Trata-se de uma medida que, neste momento, merece ainda mais atenção, considerando que o País assiste a um aumento nos casos de doenças infectocontagiosas passíveis de prevenção, como o sarampo, um problema que caminha junto com as quedas nas taxas de vacinação e o fortalecimento de movimentos antivacinação”, conclui Kfouri.

A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *