Com as férias de verão, as crianças ficam em casa e precisam de momentos de lazer e distração. Uma ótima ideia para entreter os pequenos – gastando pouco – é fazer junto com eles o próprio brinquedo. Aqui, trazemos o passo a passo de como fazer um Caleidoscópio bem legal para divertir a criançada

unnamed (1)

Fonte e imagens: Elo7 –  http://www.elo7.com.br

Material:

– 3 réguas escolares transparentes novas
– Fita adesiva (aqui utilizamos fitas coloridas)

– Papel cartão na cor desejada
– Papel vegetal ou outro que tenha um pouco de transparência
– Plástico transparente (pode ser também plástico filme)

– Lantejoulas, contas, miçangas ou outros materiais coloridos disponíveis

Instruções:

  1. Una as 3 réguas em formato triangular com a fita adesiva. Se a régua escolhida tiver um lado abaulado (como a nossa), deixe os lados retos para dentro do triângulo. Passe fita adesiva em pelo menos 3 pontos das réguas para uni-las de forma segura.

  2. Em uma das extremidades do triângulo, fixe um pedaço de plástico transparente, cortado em formato também triangular (isso evitará das lantejoulas caírem). Se você não tiver um pedacinho de plástico, pode substituir por plástico filme da cozinha mesmo.

  3. Envolva o triângulo no papel cartão (aqui utilizamos a cor amarela para ficar com cara de Pequeno Príncipe, mas você pode utilizar a cor que preferir, quanto mais escura, melhor). Deixe uma sobra de papel de mais ou menos 2cm na extremidade em que você colocou o plástico, para dar espaço às lantejoulas. Fixe o papel com fita adesiva ou cola.

  4. Coloque as lantejoulas, miçangas, contas e o que você tiver de peça colorida no espaço entre a ponta plastificada e a sobra de papel. Só não exagere! Não é necessário encher muito esse espaço com pecinhas, lembre-se que é necessário que a luz penetre para fazer o efeito geométrico.

  5. Para que as peças não escapem, cubra essa ponta com papel vegetal ou algum outro que tenha um pouco de transparência. Fixe também com fita adesiva.

  6. Na outra extremidade, limite a abertura do caleidoscópio colocando um pedaço de papel cartão com um furo no meio. Assim a experiência de olhar o caleidoscópio ficará mais interessante!

  7. E para finalizar, decore-o como preferir! Aqui utilizamos fita adesiva azul e colamos estrelinhas de lantejoulas para deixar a peça mais lúdica ainda!

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *