faro
Rodrigo Faro e Vera Viel esperando Helena. Foto: Zazou para Caras.

Mais que a permissão por lei do pai como acompanhante no trabalho de parto, durante o parto e no pós-parto imediato, a figura paterna é fundamental no desenvolvimento e na formação de uma criança. Entretanto, a importância do pai antes do bebê vir ao mundo também é de forte influência. Há um interesse cada vez maior dos pais em acompanhar a gestação e o parto, antes um verdadeiro tabu no universo masculino.

“O homem tem assumido uma importante função durante todo o processo”, explica o ginecologista e obstetra defensor do parto humanizado (http://www.partosemmedo.com.br), Alberto Guimarães.

zzz

Durante a gestação, parto e nascimento, muitas mudanças acontecem no corpo e na psique da mulher, fazendo com que este período exija cuidados especiais. Afinal, existe todo um preparo para a chegada de um novo integrante da família e a presença do pai é muito importante.

“Quando a gestante pode contar com o apoio incondicional do marido, ela se sente encorajada a percorrer o caminho da maternidade com mais confiança. Lembrando que em alguns casos, ela deve ter paciência de treinar o companheiro nos cuidados com o recém-nascido, como o banho, troca de fraldas, aconchego da cria junto ao peito, tudo com muito amor e alegria”.

dad-changing-baby-boys-diaper

Para o pai de Murilo, Hélio Miranda, nascido de parto humanizado, com o acompanhamento de Guimarães, a emoção de participar ativamente do nascimento do filho é indescritível. “Já tinha tido a experiência de participar do parto do meu primeiro filho Pedro, mas quando o doutor me deu a oportunidade de cortar o cordão umbilical do Murilo, senti duplamente a responsabilidade de ser pai por toda minha vida. Um momento memorável”, enfatiza.

o-renascimento-do-parto-foto-carol-dias
Foto: Divulgação – O Renascimento do Parto

“Observamos que está aumentando o número de homens que desejam participar ativamente do processo da paternidade, constituindo-se num elemento-chave indispensável da equação pré-natal. Assim, não se considera apenas a mulher grávida, mas o casal grávido”, explica Guimarães. Segundo ele, o interesse do pai pelo passo-a-passo da gestação e do parto traz benefícios para a mulher e o bebê, como a diminuição das cirurgias cesarianas, necessidade de medicações para alívio da dor, redução do tempo de trabalho de parto e dos casos de depressão pós-parto.

dr-alberto-home
Alberto Jorge de Sousa Guimarães é médico, ginecologista e obstetra.Defensor dos conceitos de Parto Humanizado,encabeçou a criação do programa Parto sem Medo, um novo modelo de assistência a parturiente, enfatizando o parto como um evento de máxima feminilidade.

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele. A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *