Certamente já viu algo à respeito do Outubro Rosa nas redes sociais e até mesmo na televisão. Ao contrário do Setembro Amarelo, que é uma campanha mais recente, o Outubro Rosa teve inicio na última década do século passado, durante um evento beneficente chamado Corrida da Cura, que até hoje é feita para chamar a atenção das pessoas sobre essa doença. Durante o evento, a fundação Susan G. Komen for the Cure deu bonés rosas para as pessoas que sobreviveram ao câncer de mama.

 

Nas próximas edições, várias pessoas aderiram ao cor-de-rosa, na forma dos famosos laços que vemos com certa frequência durante o mês de outubro, sendo usados como broche. Desde então, a corrida vem acontecendo anualmente junto com vários outros eventos relacionados a conscientização da prevenção ao câncer de mama no mundo todo.

A campanha busca levar o debate do câncer de mama à tona. O principal objetivo é conscientizar as mulheres da importância da realização do exame, fatores de riscos e divulgar informações gerais para a população como um todo. É importante que todas as mulheres, independente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar quando houver algo de diferente nele, principalmente nas mamas.

Palestras, panfletagens, exames, debates, entre outros são as formas que o Outubro Rosa usa para conseguir conversar e conscientizar a população sobre a doença. A campanha tem um calendário com atividade diárias em diversas cidades do país. O Outubro Rosa leva para vários bairros das cidades, principalmente aqueles mais carentes, exames de mamografia de forma gratuita. Lojas criam coleções especificamente para apoiar a causa, onde parte ou todo lucro adquirido nas vendas é doado para instituições que buscam a cura do câncer de mama.

Foto: OCP

A primeira ação do Outubro Rosa no Brasil aconteceu em São Paulo no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 anos do fim da Revolução Constitucionalista, onde o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), foi iluminado com luzes cor-de-rosa.

A ideia partiu de um grupo de mulheres que eram simpatizantes da causa e que graças ao apoio de uma empresa europeia de cosméticos, iluminaram com a cor da campanha um dos monumentos que marcam um dos acontecimentos mais importantes do país.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Outubro Rosa: Mãe do Ano apoia essa campanha!

  1. […] Certamente já viu algo à respeito do Outubro Rosa nas redes sociais e até mesmo na televisão. Ao contrário do Setembro Amarelo, que é uma campanha mais recente, o Outubro Rosa teve inicio na última década do século passado, durante um evento beneficente chamado Corrida da Cura, que até hoje é feita para chamar a atenção das pessoas sobre essa […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *