A gestação normalmente é um período de muitas emoções. Desde a descoberta do exame positivo até o nascimento do bebê, ouvimos conselhos, dicas e pitacos de todo mundo ao nosso redor. Ninguém escapa. Mas esses conselhos… são verdadeiros ou mitos? Vamos ajudar a desvendar alguns dos principais que toda gestante ou aspirante tem dúvida.

1 – Exercícios são arriscados para a gestante e bebê? MITO.
A verdade é que os exercícios durante a gravidez trazem inúmeros benefícios, tanto para a futura mamãe quanto ao seu bebê, mas eles devem ser praticados com moderação e somente com a liberação médica.


2 – O exercício aumenta o risco de sangramento no início da gestação? MITO
A verdade é que no primeiro trimestre, o risco de aborto natural é maior, mas não por causa do exercícios físico (se esse estiver sendo feito da forma e intensidade correta e desde que sejam liberados pelo médico). É importante salientar que, em caso de sangramento, a atividade deve ser interrompida imediatamente até a causa seja diagnosticada, e o médico comunicado. Dessa forma, minimiza-se o risco de complicações.

3 – Mulheres que não praticavam exercícios não podem iniciá-lo na gravidez? MITO
A verdade é que se a grávida está sedentária, pode sim praticar os exercícios, desde que liberados pelo seu médico. A intensidade e o tipo de exercícios devem ser de acordo com a aptidão de cada pessoa.

4 – A grávida curte sua nova forma física? MITO

A verdade é que as gravidinhas que têm uma melhor aceitação do seu corpo durante a gestação são aquelas que conseguem controlar seu peso. Quanto mais peso ela ganha, mais sua autoimagem e autoestima são alteradas. Muitas gestantes se sentem feias, inchadas e gordas, principalmente quando começam a perder suas roupas. A medida que a  forma física muda, começa a se sentir desconfortável, tanto fisicamente, como emocionalmente.

5- Gestante precisa comer por dois? MITO

A verdade é que, além de não ter essa necessidade energética e nem nutricional, essa prática fará a futura mamãe ganhar muito peso. Esse peso excessivo, além de comprometer a estética e ainda deixá-la muito mais cansada, poderá causar complicações para ela e seu bebê, tanto agora como no futuro.

Manter o ganho de peso dentro do limitado é um desafio e requer conhecimento, foco e disciplina. Nada que um bom acompanhamento com médico, nutricionista e profissional de atividade física não possa resolver. Com sua força de vontade, é claro.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Os principais mitos durante a gravidez

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *