Aécio com dentões (com 7 meses e meio)!

Quando começa o nascimento dos primeiros dentinhos o bebê sente um certo desconforto e irritação  ocasionada por tal sensação. Algumas mamães ficam preocupadas e não sabem o que fazer para acalmar o bebê.

Quando os dentinhos costumam aparecer: 
Aos 6 meses os incisivos centrais inferiores, 7 meses os incisivos laterais inferiores, 7 meses e meio os incisivos centrais superiores, 9 meses os incisivos laterais superiores, 12 meses os primeiros molares inferiores, 1 ano e 2 meses os primeiros molares superiores, 1 ano e 4 meses os caninos inferiores,1 ano e meio os caninos superiores, 1 ano e 8 meses os segundos molares inferiores e aos 2 anos os segundos molares superiores.
Com quase 6 meses os dentinhos de Aécio começaram a nascer, com 7 meses estavam assim.

As mamães não devem ficar preocupadas se no primeiro aniversário do seu filho nenhum dente aparecer. É normal um atraso de até 8 meses, pois não há um período exato que marque o aparecimento dos dentes para todas as crianças.

Os primeiros sinais de que os dentinhos estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.
A erupção dos dentes é um marco na evolução da criança e indica que o sistema digestivo está pronto para receber os primeiros alimentos sólidos. É justamente nessa fase, em que se inicia o desmame e uma dieta mais sólida é introduzida, que os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados.
Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.
Para aliviar a coceira gengival, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.
A mamãe pode ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa. Se a irritação for muito forte, consulte o médico que poderá receitar analgésicos e antitérmicos.
É preciso caprichar na higiene bucal do bebê. Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia.A primeira visita ao dentista que dará orientações sobre como fazer a higienização deve ser nos primeiros meses também.
Cuidados importantes:

4 detinhos superiores de Aécio nascendo (com 7 meses)
Limpar cuidadosamente a gengiva, a língua e as laterais internas da boca do bebê todos os dias, ao menos duas vezes, lembrando que a limpezada noite é a mais importante.
Utilizar uma escova com cabeça pequena e cerdas macias, adequada à faixa etária da criança, ou uma dedeira de silicone para a higiene diária. E creme dental infantil sem flúor.
Nunca adicionar açúcar aos alimentos preparados para o pequeno. Moderação também nos alimentos ácidos, porque fragilizam o esmalte dos dentes.
Oferecer, já na época do desmame, sucos, leite, chás e água no copinho de transição e não mais na mamadeira.
Evitar a chupeta ou, no mínimo, restringir o uso. Converse com o pediatra sobre como eliminar esse hábito o mais rápido possível.
Aécio está completando 8 meses hoje e já está com 6 dentes (2 inferiores e 4 superiores) e mais 1 nascendo! Mordendo tudo, ainda bem, que o peito ele não morde mais. Acho que reclamei tanto que ele parou! Tadinha de mim… Rs

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1 Comment on Os primeiro dentinhos

  1. Luiza cruz
    23/11/2011 at 15:05 (6 anos ago)

    Ele adora mesmo é morder o dedo da tia!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *