infografico_nomes

A escolha do nome do bebê não é uma tarefa simples e, por isso, a Grão de Gente trouxe algumas opções para ajudar as futuras mamães com algumas sugestões. Realizamos uma pesquisa com 4.880 gestantes para saber quais são as tendências de nomes de bebês para 2017.

As gestantes revelaram os nomes que escolheram para os seus bebês e, com base nas respostas das futuras mamães, criamos um top 10 com nomes de meninos e outro com nomes de meninas com os nomes que irão bombar em 2017. Além da listagem do TOP 10, fomos em busca dos significados dos nomes que serão tendência no próximo ano.

Tendência de nomes de meninos para 2017:

  • 1º Miguel
  • 2º Arthur/Artur
  • 3º Davi
  • 4º Pedro
  • 5º Bernardo
  • 6º Enzo
  • 7º Lorenzo
  • 8º Theo
  • 9º João
  • 10º Heitor

Tendência de nomes de meninas 2017:

  • 1º Alice
  • 2º Sophia/Sofia
  • 3º Valentina
  • 4º Helena
  • 5º Laura
  • 6º Manuela
  • 7º Heloísa
  • 8º Isabela
  • 9º Lívia
  • 10º Maria Luíza

Significado dos nomes de bebês que irão bombar em 2017

Meninos

Miguel: Significa “quem é como Deus?”. Tem origem no hebraico Mikhael. Este nome é citado quatro vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus.

Artur/Arthur: Significa “homem urso”, “rei urso”, “forte”, “nobre” ou “corajoso”. Com origem celta e mais especificamente no gaélico, o nome Artur deriva de Arthur. “Força nobre”, “nobre” e “corajoso” são outros dos sentidos atribuídos à versão inglesa deste nome.

Davi: Significa “o amado”, “querido”, “predileto”. Tem origem no nome hebraico Dawid, Dawídh. Este bonito nome carrega o sentido de pessoa por quem se sente muita afeição e, que desta forma, é capaz de se distinguir entre os outros. Jesus Cristo é tido como descendente da tribo de Davi e é mencionado na Bíblia por diversas vezes como “filho de Davi”.

Pedro: Significa “pedra”, “rochedo”. Com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra – uma tradução do aramaico Cephas – que significa literalmente “pedra, rochedo”. O personagem bíblico Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, além de ser também considerado um dos principais pilares da igreja católica primitiva.

Bernardo: Significa “forte como um urso”. O nome Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber que quer dizer “urso” e hart, que significa “forte”. O nome Bernardo ficou popular graças a figura de São Bernardo, um abade francês que fundou um asilo na região dos Alpes suíços por volta do século XII. Este ato inspirou o nome da raça de cachorros que ajuda a resgatar pessoas perdidas nas montanhas.

Enzo: Significa “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, “o que vence”, “vencedor”, ou ainda, “natural de Laurento”. Enzo é possivelmente uma versão italiana antiga do nome alemão Heinz, que é um diminutivo de Heinrich (Henrique, em português). Há também outras possíveis origens. O nome Enzo pode ter sido originado como uma variante do nome germânico Anzo, que deriva do termo ant que quer dizer “gigante” ou, ainda, pode ter surgido como uma forma encurtada dos nomes italianos Vicenzo ou Lorenzo, variantes de Vicente e Lourenço.

Lorenzo: Significa “natural de Laurento” ou “habitante de Laurento”. Lorenzo é uma variante espanhola e italiana do nome Lourenço, que tem origem no latim Laurentius, que significa “natural da cidade de Laurento”.

Theo: Significa “deus”, “Deus supremo”. Theo é um nome próprio de origem grega. Surge a partir de théos, cujo sentido literal é “deus”. Essa era a forma como muitos deuses gregos eram chamados até que, com a chegada do Cristianismo, théos passou a designar Deus – figura central das religiões abraâmicas.

João: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que quer dizer “graça” e significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.

Heitor: Significa “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo”. Tem origem no grego Héktor, a partir da raiz ekhein que quer dizer “possuo, tenho em meu poder”. Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra de Troia.

Meninas

Alice: Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”. O nome Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, nome originado no germânico Adelheid, composto pelos elementos adal, que quer dizer “nobre” e haidu, que significa “espécie”, “tipo”, “qualidade”.

Sofia: Significa “sabedoria” ou “a sábia”. O nome Sofia surgiu a partir do grego sophia, que significa literalmente “sabedoria”. Pode ser traduzido também como “o Verbo” (santidade) em sua forma feminina.

Valentina: Significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”. O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, Valentino, que tem origem no nome do latim Valentinus, um diminutivo de valens, valentis, que quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.

Helena: Significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Helena é um nome feminino que teve origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”.

Laura: Significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”. Laura tem origem do substantivo latim laurus que significa “loureiro, louro”. Na Antiguidade, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade, bem como para os antigos romanos significava a glória.

Manuela: Significa “Deus está conosco” ou “Deus conosco”. Manuela é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, nome originado a partir do hebraico Immanuel. Emanuel é formado pela junção dos termos immánu, que significa “conosco”, e El, que quer dizer “Deus, Senhor”, e significa “Deus está conosco”, ou apenas, “Deus conosco”.

Heloísa: Significa “saudável”, “saudavelmente larga”; “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”. A partir do francês Héloïse, tem origem no nome germânico Helewidis. É formado pela junção dos elementos heil, que significa “são, saudável” e wid, que quer dizer “larga”, do qual resulta o significado “saudável” ou “saudavelmente larga”.

Isabela: Significa “casta”, “pura”, “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”. Isabela é uma variante do nome Isabel, que tem origem no nome hebraico Izebel, que significa “casta, pura”. Alguns estudiosos consideram que este nome tenha relação com o nome Elisabete, aparecendo como sua forma medieval.

Lívia: Significa “pálida”, “lívida” ou “clara”. O nome Lívia é a variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, que significa “lívido” ou “pálido”. A explicação para o significado deste nome é dado a um antepassado de uma família romana que seria pálido ou que teria a pele bastante clara.

Maria Luíza: Significa “senhora soberana combatente gloriosa”, “guerreira famosa e pura”, “mulher virgem famosa na guerra”. Maria Luíza é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Luiza. Apesar de ser considerado um nome de origem incerta, acredita-se que Maria tenha origem no hebraico Myriam, que significa “senhora” “soberana”, “vidente”. O nome Luíza é a versão feminina de Luiz, uma variante gráfica de Luís. Luíza significa “combatente gloriosa, guerreira famosa ou famosa na guerra”.

*Os significados dos nomes foram retirados do site Dicionário de Nomes Próprios.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Comments are closed.