Mais uma matéria interessante do Mais Você:

Clique na imagem para ser direcionado ao vídeo

O mundo está mudando muito rapidamente e, a cada dia, os pais têm mais dificuldade em lidar com a velocidade e a precocidade dos filhos. Por isso, o Mais Você do dia 26 de outubro, foi às ruas de várias cidades do país para tentar descobrir quais são os cinco maiores erros que os responsáveis cometem na educação das crianças. “Muitas vezes me tratam como criança e ficam me comparando com meu irmão, que ele começou a fazer as coisas com tantos anos. Então, eu não posso também”, opinou a estudante Ciene Diegues, de 16 anos.

Limites adolescentes
Cobranças, mau exemplo e castigos estão entre as maiores reclamações dos jovens. “Se o pai bebe, o jovem se pergunta: ‘Se eles bebem por que não podemos beber?’”, questionou Carolina Martins. Para a psicóloga Rosely Sayao é preciso separar o mundo do adolescente do mundo do adulto nestas horas. “Há uma parte que muitos pais consideram exemplos, mas têm que explicar e dizer ao adolescente que ainda não é a hora para certas coisas”, explicou a especialista.

Alguns jovens reclamaram das cobranças exageradas. “Tudo que eu vou fazer, eu faço errado. Eles não me deixam fazer o que quero porque posso fazer alguma coisa errada”, desabafou Alaisa Pereira, de 13 anos. Para Sayao, a reclamação é legítima: “Eles deixaram de ser crianças e estão mirando para o mundo adulto, e este é o tempo de experimentar, mas eles ainda não têm experiência e maturidade. Não é porque é legítima que a gente tem que ceder”, declarou.

Você é a favor ou contra a Lei da Palmada? Mais Você ouve opiniões
Rosely Sayao completou que mais importante do que chamar atenção do filho é dar o exemplo. “Cada família tem a sua maneira de ser, mas, no geral, as broncas são exageradas. A gente fala e o filho não presta atenção, porque, às vezes, os pais falam muito. São as atitudes que fazem a diferença. E explicar que a pessoa perdeu o direito de usar o celular naquele dia, por exemplo, porque na última vez que usou exagerou no tempo e gerou um custo muito alto”, aconselhou.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *