Brinquedos espalhados pela casa são um bom sinal. Significa que as crianças brincam à vontade, se divertem e tem liberdade para curtir a infância. Essa bagunça saudável normalmente vem acompanhada de alegria e muitas risadas.

Mas quando você chega no final dia cansada e se depara com a casa cheia de brinquedos por todos os cantos, é bem fácil esquecer os sinais de liberdade e alegria infantil. Só de pensar em juntar e guardar tanto brinquedo dá até desânimo.

O segredo para facilitar sua vida sem estragar os momentos de brincadeira do seu filho, é organizar os brinquedos. Veja aqui como fazer isso em apenas 3 passos bem simples:

1º Passo – Faça uma boa limpeza

 Livre-se dos brinquedos que estão quebrados, que seus filhos não gostam mais ou que eles simplesmente não usam porque cresceram. Doe para vizinhos, amigos ou instituições de caridade os brinquedos que ainda estiverem bons. Se eles estiverem quebrados ou faltando peça, não pense duas vezes. Aja rápido e jogue fora antes de mudar de ideia. Os brinquedos que puderem ser guardados para o irmãozinho mais novo devem ser embalados e guardados. Fazendo essa limpeza, você vai abrir espaço e diminuir boa parte da bagunça.

caixabrinquedos
Foto: davidd

2º Passo – Separe os brinquedos por grupos

Agora que você já tem uma ideia dos brinquedos que ficaram, separe-os em grupos de brinquedos semelhantes, como carrinhos, bonecos, blocos de montar e jogos, por exemplo. Guarde cada grupo em recipientes diferentes. Você pode usar caixas organizadoras, cestos, gavetões e o que mais você quiser para separar e guardar os brinquedos. Cole etiquetas com figuras que indicam o conteúdo das caixas e guarde-as no quarto do seu filho ou em um quarto de brinquedos. A ideia de separar em grupos serve para organizar, mas também para estabelecer aos poucos a regra de usar um ou dois tipos de brinquedos de cada vez. Ensine o seu filho a guardar um tipo de brinquedo antes de começar a brincar com outro.

Foto:
Foto: Amy Gizienski

 

3º Passo – Não deixe acumular

 

Coloque 5 a 10 minutos em um despertador e use esse tempo para guardar brinquedos diariamente. Pode ser antes do jantar, por exemplo. Você não gasta quase nada de tempo, mas fazer isso todos os dias é o segredo para não deixar acumular e os brinquedos não tomarem conta da casa. Chame as crianças para ajudar e ver quem junta mais peças nesse tempo. É uma boa maneira de ensiná-las como arrumar o quarto, guardando os brinquedos e se organizando.

 

Apesar de serem apenas 3 passos, organizar os brinquedos nem sempre é simples. Pode ser difícil observar quais os brinquedos seus filhos brincam mais e quais você pode guardar. Por isso, tire uma semana inteira para observar quais são as peças favoritas das crianças, antes de fazer a limpeza e organização. E não tenha medo de guardar parte dos brinquedos e revezá-los, pois na verdade existe mesmo um limite de peças que as crianças se interessam por brincar em cada fase. Ter todos os brinquedos disponíveis ao mesmo tempo pode deixá-las confusas e estimular a bagunça.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *