Um assunto qu sempre nos deixa em dúvida é se nosso filho dorme direitnho, se devemos deixa-lo dormir o tempo que ele quer, se é bom acordar depois de algum tempo, se

A equipe do BabyCenter responde:

A dúvida sobre a quantidade de sono adequada para um bebê é provavelmente uma das mais frequentes na cabeça de pais e mães do mundo inteiro. Para ter uma ideia geral, veja abaixo uma tabela com números de quantas horas de sono a média das crianças precisa em cada idade.

Só não se esqueça de que cada bebê é de um jeito, e alguns chegam a dormir até duas horas a mais ou a menos que os outros.

Os bebês necessistam de mais horas de sono do que os adultos. Crianças com menos de 3 meses costumam dormir o dobro de horas que os pais, sendo metade delas durante o dia.

Quando pequenos, os bebês não dormem de uma vez só, já que precisam acordar para mamadas frequentes. Durante o dia, alternam mais as horas alertas e as de sono, e à noite dormem por mais horas seguidas.

Será que é normal um bebê acordar tanto à noite?

Sim, acordar durante a noite é uma parte natural do ciclo de sono de todos nós, incluindo os bebês. Normalmente, passamos por fases de transição entre a vigília e o sono, depois pelo sono leve, o sono com sonhos e finalmente o sono profundo. O processo inverso acontece até que voltemos a acordar (muitas vezes sem nem perceber).

Cada um desses ciclos dura aproximadamente uma hora e meia, e tanto adultos como crianças completam, em média, cerca de cinco deles por noite.

Geralmente, não chegamos a lembrar que acordamos porque costumamos simplesmente mudar de posição, nos reacomodar no travesseiro e voltar a dormir. No caso dos bebês (a partir de seis semanas), eles podem acabar acordando de vez por uma série de motivos. Se isso estiver acontencendo na sua casa, experimente :

Diferenciar a hora de comer matinal da noturna: Deixe a folia e o papinho para durante o dia, já que as mamadas da noite devem ser tranquilas, em preparação para o sono. Ajude o corpo do seu filho a entender a diferença entre dia e noite e a hora de brincar da de dormir.

Deixar o bebê pegar no sono sozinho: Lembre-se de que isso não funciona com recém-nascidos, mas com crianças a partir de um mês e meio a dois meses. Coloque o bebê no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Alguns especialistas desaconselham ninar ou amamentar crianças até que peguem sono, mesmo nesta idade tão pequena, porque elas acabam ficando dependentes deste contato para dormir. Mas a decisão aí é toda sua.

Estabelecer um ritual para o sono da noite: Não precisa ser nada de complicado. Basta dar um banhinho, trocar a fralda, colocar o pijama, ler uma história ou cantar uma música. Vale a pena encerrar seja qual for o ritual que você escolher no próprio quarto do bebê, assim ele aprende que aquele é um lugar gostoso de ficar. Para mais dicas sobre rituais de dormir, clique aqui.

Oferecer um objeto de estimação: São as famosas naninhas ou bichos de pelúcia. Um ótimo jeito de transformar um pano ou um bichinho em um companheiro favorito é deixando-o primeiro próximo a você para que absorva o seu cheiro. Bebês têm um excelente olfato, e quando se assustam sozinhos à noite muitas vezes conseguem se acalmar ao sentir o cheiro da mãe na naninha.

Deixar o bebê chorar por um tempinho: Isso só se aplica a crianças com mais de quatro ou cinco meses. Se seu filho começar a chorar depois que você o colocar no berço, vá até ele, faça um carinho nas costas, assegure que está tudo bem, mas que chegou a hora de dormir. Seja gentil, mas firme. Saia do quarto e espere de dois a cinco minutos para voltar. Cheque se está tudo bem e saia novamente. Repita o processo até que o bebê pegue no sono, aumentando a cada vez o intervalo para voltar. Este é um método polêmico e que certamente não agrada a todos os pais, mas é defendido com unhas e dentes por outros.

Compartilhar a responsabilidade de confortar o bebê: Quando o bebê ainda é bem pequeno e mama durante a noite, não tem muito jeito, porém assim que fica maiorzinho já pode ser confortado pelo papai também. Às vezes isso ajuda a criança a se conformar que não terá mais leite de mamãe vindo!

Sono do dia e sono da noite

Administrar o horário das sonecas do bebê é um elemento-chave para um bom sono de um modo geral. Se uma criança tira uma soneca ao final da tarde, isso pode prejudicar o sono da noite.

O melhor é reservar o começo da manhã e da tarde para as sonecas, e, à medida que seu filho crescer, deixá-las para logo depois do almoço, com um intervalo bem grande antes da hora de dormir à noite.

Seu filho não dorme durante o dia e você já não sabe mais o que fazer? Leia as sugestões.

Eles dão conselhos de sono específicos para todas as idades:
De 0 a 3 meses
De 3 a 6 meses
De 6 a 9 meses
De 9 a 12 meses
De 1 ano a 1 ano e meio
De 1 ano e meio a 2 anos
De 2 a 3 anos

Leia mais:
Quando é que meu filho vai dormir a noite toda?
Mamadeira engrossada ajuda o bebê a dormir melhor?
É verdade que meninas dormem melhor que meninos?

Tabela do Chá de Bebê
Texto retirado do Baby Center

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *