Especialista cita algumas dicas para ajudar as futuras mamães 

Quick pregnancy test

Passar pela maternidade é um dos momentos mais importantes nas vidas das futuras mamães. Por isso, é preciso garantir que tudo esteja em ordem e que a mulher esteja preparada antes de engravidar.

De acordo com o ginecologista e obstetra de São Paulo, Dr. Gustavo de Paula Pereira, a partir do momento que o casal resolve ter um filho, é necessário dedicar tempo e atenção para criar o melhor ambiente possível para a nova família que irá se formar.

Algumas mudanças no seu estilo de vida fazem uma grande diferença e ainda podem aumentar a fertilidade. Confira abaixo, algumas dicas para você que pretende engravidar no próximo ano:

  1. Procure um ginecologista– O primeiro passo que você deve seguir após a decisão de engravidar é conversar com o seu ginecologista. “É recomendável que se faça uma avaliação clínica-ginecológica completa, baseada numa consulta e exame físico detalhado, geralmente associados a alguns exames complementares. Em especial, deve-se pesquisar e, se diagnosticadas, iniciar o tratamento das principais doenças que podem acometer a gestante e o feto. Quanto mais saudável a mulher estiver antes de engravidar, mais saudável tende a ser sua gestação.”, complementa o especialista.
  1. Atenção à alimentação– Durante a gestação é muito importante que a saúde da futura mamãe esteja em dia; além disso, uma dieta saudável e equilibrada ajudará a mulher a estar no seu peso ideal e bem nutrida, contribuindo com a manutenção de ciclos menstruais regulares e, consequentemente, facilitando que ela engravide.
  1. Evite desde já os maus hábitos– Se a mulher for fumante, o ideal é controlar o vício aos poucos, até que consiga ficar sem o cigarro no momento que desejar engravidar. Também é recomendável diminuir o consumo de álcool, pois sua ingestão é contraindicada na gestação.
  1. Atenção aos hábitos do parceiro– Ele também precisa entrar em forma e cuidar da saúde, afinal, engravidar é um trabalho a dois! Fumar e beber em excesso podem reduzir a contagem de espermatozóides e, assim, interferir na fertilidade.
  1. Conheça o seu ciclo menstrual– Conhecer o ciclo menstrual ajuda a identificar quais são os melhores dias para a concepção. “Geralmente, em um ciclo normal, que dura em torno de 28 dias, a ovulação ocorre mais ou menos na metade do ciclo. Assim, existe maior possibilidade de engravidar se a relação acontecer no período de dois a três dias antes do provável dia fértil”, explica o ginecologista.
  1. Cuidado com o excesso de relaçõessexuais – É recomendado ter uma relação por dia ou em dias alternados, nos dias que antecedem a ovulação. O excesso de atividade sexual pode reduzir a contagem de espermatozoides de seu parceiro, logo, interferir na fertilidade dele.
  1. Evite o estresse– O estresse pode alterar o ciclo menstrual e comprometer a ovulação. “A mesma recomendação serve para o parceiro, já que o estresse também pode afetar os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides”, complementa o médico.
  1. 8. A gravidez não é imediata– Algumas mulheres demoram até um ano para conseguir engravidar. E apenas uma pequena parcela dos casais consegue conceber no primeiro mês de tentativas. Por isso, tente relaxar e evitar a ansiedade ao longo do processo.

 

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on O que você precisa saber se pretende engravidar em 2017