Smiling baby girl lying on a bed sleeping on blue sheets
Dormir bem é fundamental para toda família. Tanto os pais quanto as crianças precisam de  um sono tranquilo e de horas suficientes para recuperar as energias e garantir um desenvolvimento saudável.Algumas crianças possuem uma certa dificuldade quando o assunto é sono. Alem disso, na tentativa de acertar, os pais podem acabar incentivando alguns hábitos ou associações que prejudicam o sono dos filhos.

Por isso, confira alguns fatores que podem estragar o sono das crianças, segundo as consultoras da Maternity Coach:

  • Dormir com a TV ligada: a luz é um estímulo que acaba prejudicando o sono e que pode resultar em mais despertares durante a madrugada.
  • Cansar demais a criança para ela dormir mais: geralmente não funciona, pois os pequenos não conseguem se acalmar para dormir. Assim, demoram muito para pegar no sono e acordam com facilidade.
  • Fazer a criança dormir na cama dos pais: dormir em uma cama e acordar em outra pode deixar a criança assustada e insegura para dormir no próprio quarto.
  • Trocar a fralda durante a madrugada: o melhor é optar por uma fralda de qualidade que aguente a noite toda. Isso porque a troca pode acordar o bebê do sono profundo, deixando o pequeno com dificuldade para adormecer novamente.

Segundo a equipe da Maternity Coach, criar uma rotina para hora de dormir pode ser um primeiro passo para eliminar hábitos e associações que prejudicam o sono dos pequenos. No entanto, nem sempre é simples e nem tudo se resume a isso.

O objetivo da consultoria em sono infantil é dar suporte aos pais para acompanhar situações em que:

  • A hora de dormir é extremamente difícil e cansativa para os pais e para as crianças.
  • A família está com dificuldade na organização da rotina diária e de sono.
  • O bebê desperta muitas vezes (e não é por fome).
  • A família quer fazer a transição do quarto dos pais para o quarto da criança e está com dificuldade.
  • O bebê só dorme mamando ou sendo embalado.
  • As sonecas são curtas e irregulares.

Entendendo a dinâmica da família, é possível dar dicas e sugestões para transformar o sono dos pais e das crianças, tendo mais qualidade de vida para todos da casa.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *