Uma das coisas que mais deixam as futuras mamães em dúvida é a malinha da maternidade, principalmente, a do bebê.

Quando começar a preparar tudo, arrumar as malas, o que levar?? São as perguntas mais frequentes.

Por isso, resolvi fazer um post sobre a minha experiência pessoal aqui na cidade de João Pessoa.

Darei algumas dicas do que colocar na mala da mãe e do bebê para que esse momento seja uma ocasião muito prazerosa e com o mínimo de estress ou correria pq eles sempre irão existir, né? rs

Bom, a partir dos 6 meses já é bom deixar td prontinho ou, pelo menos, lavadinho.

As malas devem conter:

Para o bebê

– 06 kits com: 1 conjuntinho de roupas tamanho RN (que podem ser conjuntinhos pagãos ou calças,  blusas e casaquinhos ou, ainda, macacõezinhos), 1 cueiro, 1 par de luvas e sapatinhos ou meinhas (algumas calças já tem o pézinho) e 1 fralda. Deixe tudo já separadinho dentro de saquinhos esterelizados (aqueles de cozinhas quem tem zip lock, sabe?), isso facilita bastante nossa vida. Eu ainda coloquei um número em cada saquinho indicando a ordem que gostaria que eles fossem usados;
– 01 conjuntinho para sair da maternidade (também pode ser feito um kit como os que citei acima);
– 06 fraldas;
– 03 lençóis de berço ou de xixi;
– 02 mantas;
– 02 pacotes de fraldas descartáveis (normalemnte, tamanho RN, mas depende do tamanho do seu bebê, claro);
– 01 pente ou escova para cabelo.

Para a mamãe

– 04 camisolas abertas na frente (ou com abertura nos seios p amamentação) com robes;
– 06 calcinhas (de algodão, grandes e confortáveis);
– 02 cintas e/ou cintas calças (a critério médico);
– 02 sutiãs para amamentação e  protetores de mamas;
– 01 sandália confortável;
– 01 roupa confortável para a alta hospitalar.

Também colocar na mala da mamãe o material de higiene pessoal como absorventes (noturnos), sabonete, shampoo, condicionador, escova de dente, escova para cabelo e/ou pente, desodorante, maquiagem, hidratantes e etc. Se for levar perfume, lembrar que tem que ser bem suave.

Importante:
– a partir do sétimo mês, é bom levar o enxoval sempre que precisar ir ao hospital, mesmo que, aparentemente, não seja necessário;
– as roupas deverão ser preferencialmente de algodão, que darão mais conforto para o recém-nascido, principalmente, no nosso clima (apesar dos quartos, normalmente, serem climatizados, é sempre bom pensar nisso);
– não é necessário levar material de higiene pessoal para o bebê, apenas as fraldas;
– algumas maternidades (como a CLIM) não permitem levar roupa de cama e banho e eu, particularmente, não aconselho pq, por mais limpo que sejam, eles podem ser grandes condutores de bactérias.

Decorações de quartos e lembrancinhas (geralmente 35 unidades dão conta), bem como o que servir aos convidados são levados pela família. Eu sugiro uns biscoitinhos ou docinhos e suco, água e/ou refrigerante e, no máximo, um licor ou champagne, nada muito pesado, nem em quantidade excessiva – churrasco e cerveja não, né, gente?

O ideal seria que poucas pessoas fizessem visitas enquanto o hospital, pois é um momento em que mãe e filho precisam de muito descanso e paz. O melhor período para visitas é depois que o bebê completar dois e meses, já estiver melhor adaptado ao mundo e em casa.

Lembre-se de lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro e de separar as roupas que sejam adequadas para a época do ano (apesar de não termos muita diferença por aqui). Os bebês, realmente, precisam ser mantidos em temperatura mais quente quando nascem, mas nãose deve exagerar nos agasalhos para que seu filho não fique desconfortável. Se tiver dúvida, peça orientação às enfermeiras da maternidade que elas ajudam.

Algumas coisas úteis também são: máquina fotográfica, pilhas extras e carregador,  filmadora e carregador de bateria, livros, revistas e uma lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento e, ainda, carteirinha do plano de saúde, cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal e seus documentos pessoais (o do pai tb, para quando for registrar o bb, q já é feito na própria maternidade).

O que muita gente esquece, mas é extremamente necessário é: TIRAR CÓPIA DE TUDO QUE A MATERNIDADE ENTREGA A VOCÊS QUANDO VÃO SAIR!!!! E colocar em um lugar fácil como na bolsa ou na mala do bb, por exemplo (nós até tiramos cópia, mas n sei onde colocamos e já tive problemas por causa disso).

Bom, cada maternidade é diferente e tem suas próprias regras. Por isso, faça uma visita e tentereservar, pelo menos, em uma data aproximada, o quarto  para que não tenha maiores problemas, como falta de quarto, sala ou coisa parecida. Elas também disponibilizam listas com sugestões, o Hospital Unimed JP preparou uma lista, que pode ser encontrada aqui, a CLIM dá uma listinha quando vc vai lá.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1 Comment on O que levar para a maternidade?

  1. Vanessa
    25/04/2012 at 12:05 (6 anos ago)

    Amei as dicas!!! Ah se eu tivesse essa consultoria antes, rsrsrs! Parabéns Mariana!!!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *