bullying

O tão falado bullying pode ser um problema para as crianças em idade escolar, assim como para os pais que tem de lidar com essa situação. Em uma pesquisa de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que um em cada cinco estudantes entre 13 e 15 anos pratica bullying. Mas, afinal, o que é bullying? A palavra de origem inglesa é usada para descrever atos de violência física e/ou psicológica, que são constantes e, o principal, intencionais.

Como explica Flávia Reis, pedagoga e diretora da Creche Fura Bolo, educação infantil na Barra da Tijuca, qualquer criança que tenha alguma característica que não seja bem aceita pelo grupo é uma vítima potencial para o bullying. “Em geral, são crianças mais tímidas que podem ser atacadas por causa de alguma característica física. A criança se sente acuada e, às vezes, não consegue se posicionar frente ao agressor, que começa a ‘pegar no pé’”.

Como os pais devem lidar com o bullying?

A diretora alerta que os pais devem ficar atentos a qualquer mudança de comportamento da criança, como irritações sem motivo, medo, vergonha, queda no rendimento escolar, retraimento, tristeza, ansiedade e, até mesmo, alterações no sono e no apetite. “A criança que sofre com o bullying perde o interesse por coisas que gostava de fazer, além de outros comportamentos diferentes do normal. Nesses casos, os pais devem procurar informar a direção da escola para que os professores possam observar os alunos e intervir”, destaca Flávia Reis.

Além da conversa com os professores, os pais devem estabelecer um canal de diálogo e compreensão com o filho. Porém, em hipótese nenhuma se deve estimular o revide, já que isso pode acarretar mais problemas para a criança. É importante também que os pais estejam sempre presentes na vida escolar dos filhos, além de expor os problemas nas reuniões com os professores. “Os pais devem estar presentes e entender a vida escolar da criança, isso facilita na hora de lidar com os problemas”, aponta Flávia Reis. O diálogo aberto e franco é sempre o melhor caminho.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Comments are closed.