O hábito da leitura não traz benefícios apenas na educação dos pequenos, vai muito além disso. O contato com alguns livros pode, inclusive, ajudar as crianças entenderem os sentimentos e promoverem aqueles que são realmente bons de se sentir – e que são indispensáveis nas relações entre pessoas e com o mundo.

Na trajetória de vida desde a infância, muitas situações que as crianças não sabem lidar pode ser pelo simples fato de não saberem o que realmente significavam. Isto é completamente normal, ninguém nasce sabendo de tudo. Nem dos próprios sentimentos. Às vezes tudo o que falta é saber traduzir e verbalizar o que se sente para as pessoas.

Todo adulto às vezes se depara com situações em que é preciso respirar fundo e relembrar os valores diante do que sentimos, com os pequenos não deve ser diferente. As crianças também sentem raiva, amor, ciúme, saudade… e também precisam treinar a paciência e praticar a solidariedade, por exemplo.

Neste momento, a leitura atua como uma grande aliada da família no papel da construção do discernimento dos pequenos, para que eles saibam interpretar seus sentimentos e saibam lidar com eles diante do convívio com as outras pessoas e com a natureza. Por isso, aLeiturinha, maior clube de assinaturas de livros infantis, reservou uma dica de leitura ideal para trabalhar estas questões dentro do universo infantil.

  • Dica de Leitura: O jardim das virtudes
  • Autora: Alessandra Ioriatti
  • Ilustradora: Maria Fernanda Garcia
  • Editora: Saber e Ler
  • Melhor idade: a partir de 4 anos

Exiba imagens para confirmar leitura

A natureza nos alegra, nos diverte, nos ensina, nos acolhe, nos compreende, nos faz companhia, nos tira da solidão, nos enriquece, nos agrega, nos faz sorrir quando estamos abalados com coisas pequenas.

Dona Joaninha, tão pequenina, era a guardiã de um jardim cheio de cores e perfume. Os caracóis, as borboletas, os insetos, as abelhas, todos faziam a sua parte para ajudar no funcionamento desse lugar, com muito amor e união. Mas um dia, algumas crianças foram brincar no jardim. Ali, descobriram não só lindas flores e pequenos insetos. Descobriram por que aquele lugar era chamado de jardim das virtudes!

Esse livro nos ensina que nossos pequenos devem, desde cedo, aprender a observar, respeitar e a valorizar a natureza e as relações. Os ensinamentos transmitidos as levarão a amar e apreciar o mundo natural e atuar em relação a esses sentimentos, contribuindo para o cuidado e preservação do nosso mundo.

É necessário que as crianças compreendam que todo o funcionamento do mundo depende de todos nós, que temos que cuidar do mundo, tendo como base os valores que regem a harmonia com todo nosso sistema.

  • Dica de Leitura: Quando me sinto amado
  • Autora: Trace Moroney
  • Editora: Ciranda Cultural

O amor explicado por um coelhinho muito fofo. Indicado também para gente grande!

  • Dica de Leitura: O Livro dos sentimentos
  • Autor: Todd Parr
  • Editora: Panda Books

Raiva, medo, ansiedade e alegria. Porque é tão importante compartilhá-los com as pessoas?

Pela Equipe de Curadoria da Leiturinha.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on O impacto da leitura na sensibilidade dos pequenos