Diversos alimentos que são isentos de lactose são ótimas opções para alérgicos ou intolerantes a essa substância

A alergia ao leite, conhecida por APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), e a intolerância à lactose atingem muitas pessoas no mundo todo, inclusive crianças, e é muito comum confundir ambas as reações, mas há diferenças entre as manifestações.

Aqueles que são alérgicos ao leite reagem negativamente às proteínas do leite, principalmente às do coalho (chamada caseína) e às do soro (denominadas alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina).

Segundo a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, os principais sintomas de um alérgico são vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre e até sintomas mais intensos, como problemas cutâneos e respiratórios.

Já os intolerantes à lactose têm dificuldade em digerir e absorver o açúcar do leite (lactose), devido à diminuição da produção ou ausência de lactase (enzima que digere a lactose) em seus organismos. As reações podem ser diarreia, cólicas, gases, distensão abdominal (barriga estufada) e podem ocorrer logo após a ingestão de um alimento que contenha lactose.

 

De acordo com Lara, “a intolerância à lactose pode ser herdada ou desenvolvida ao longo da vida. Além disso, ela ocorre em diversos níveis, podendo durar a vida toda ou apenas um curto período”.

Para a nutricionista, é fundamental que os alérgicos ao leite e intolerantes à lactose se certifiquem da composição do alimento, “A melhor maneira de se certificar que um alimento realmente não possui lactose e leite é observando atentamente o rótulo”.

Hoje em dia, muitos produtos oferecem opções lac free. E existem alimentos que, naturalmente, não possuem lactose e podem substituir aqueles que contêm essa substância.

Confira 5 alimentos zero lactose e sem leite, que podem ser boas alternativas:

Cacau em pó


O cacau em pó pode ser o substituto do chocolate nas suas próximas receitas por não ter a adição de leite em sua composição.
Além de ser mais saboroso que os “famosos” achocolatados, tem muita adição de açúcar podem contem traços de leite em pó.

Creme vegetal

Feito à base de óleos vegetais, contém gorduras “boas”, que podem ser ótimas aliadas da saúde. Atente-se ao sabor manteiga, que possui traços de leite.
Algumas marcas já são bem reconhecidas nesse segmento, mas confira o rótulo do produto.

Bebidas à base de soja

Naturalmente sem lactose, as bebidas à base de soja são fonte de proteína de alta qualidade e contêm vitaminas e minerais. São boas opções para compor shakes e vitaminas nutritivas.

Maionese

Rica em gorduras boas, é composta principalmente de ovos e óleo, por isso, não possui lactose.
Apesar da sua aparência lembrar um requeijão cremoso, na sua composição é apenas de óleo e ovo.

Picolé de limão

A base dos picolés de frutas é feita de água. Porém, é importante checar o rótulo do produto, para ter certeza de que não há traços de leite.

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele.
A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *