Existe sim, pessoal! E é tão simples e fácil que vai parecer mentira. Na minha casa quase não uso óleo. Passei a comprar bem menos, pois uma vez fui usar e percebi que o danado estava parado há tanto tempo que estava fora da validade há meses!

Tudo que você precisa é de temperos naturais, a proteína de sua preferência limpa, uma frigideira ou panela antiaderente e um pouco de água.

Carne, frango ou peixes

Escolha e tempere a proteína com especiarias saudáveis (daí pode entrar alecrim, alho, cebola, açafrão, gengibre, limão… fica à critério do gosto de cada um! Ligue o fogo, deixe esquentar bem a frigideira e coloque a carne. Quando ela estiver quase grudando no fundo da frigideira, coloque um pouquinho de água.

O segredo está aqui: a água vai fazer com que o queimado da frigideira solte e dê cor ao grelhado (principalmente ao frango e peixes brancos). Esfregue delicadamente a proteína no fundo da frigideira e vire o lado, se necessário. Repita o processo de colocar água e mexer até o alimento estar perfeitamente cozido. Mas não se preocupe, é rápido. Não deixe por muito tempo porque senão ela irá secar demais, e o bom desse processo é que a proteína fique macia e suculenta mesmo sem óleo.

Ovo “frito”, omelete ou panquecas

Com esse tipo de proteína que geralmente é à base de ovos, eu faço diferente. Coloco a água primeiro, quando ela está fervendo, abro o ovo (ou despejo a massa da omelete/panqueca).

Esse choque térmico do ovo ou da massa entrando em contato direto com pouca quantidade de água na frigideira faz com que a camada de baixo cozinhe muito rápido e forme uma camada mais firme, que impede que grude. Espero secar, se não tiver bem cozido, viro, adiciono mais água e aguardo cozinhar virando e adicionando água quantas vezes for necessário.

Não tem mais desculpa de usar óleo na fritura, hein?

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Nutri, existe fritura sem óleo?

  1. […] Existe sim, pessoal! E é tão simples e fácil que vai parecer mentira. Na minha casa quase não uso óleo. Passei a comprar bem menos, pois uma vez fui usar e percebi que o danado estava parado há tanto tempo que estava fora da validade há meses! Tudo que você precisa é de temperos naturais, a […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *