A osteoporose é uma doença degenerativa, que faz com que os ossos, ao longo da vida, percam densidade, tornando-se fracos e suscetíveis a fraturas. A perda de massa óssea acontece pelo desequilíbrio entre a produção de células construtoras – osteoblastos – e células responsáveis pela degradação do osso, os osteoclastos.

Prevenção à osteoporose para mulheres

Por não apresentar sintomas aparentes, tampouco causar dor, a osteoprose é uma doença silenciosa, que pode fazer com que ossos da coluna vertebral e da bacia sofram fraturas sem que o paciente perceba. Infelizmente, é comum detectar a doença quando já se encontra em estágio avançado, por isso é fundamental a realização de densitometria óssea regularmente, principalmente em grupos de risco, como pessoas sedentárias, com dieta pobre em cálcio e que se exponham pouco ao sol, fumantes e com histórico familiar da doença.

Mulheres acima dos 50 anos de idade são mais propensas a desenvolver osteoporose

O ortopedista Renato Bastos, da Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, alerta “estatisticamente, 3 em cada 10 mulheres no Brasil são afetadas pela osteoporose após a menopausa, já que seus níveis de estrogênio, hormônio que atua na fixação do cálcio, caem significativamente. Por isso é importantíssimo que mulheres acima de 50 anos façam com regularmente exame de densitometria óssea, que, junto à atividade física constante, alimentação balanceada e outros hábitos saudáveis, vai evitar perda de massa óssea futura.

Mulheres brancas acima dos 65 anos devem redobrar os cuidados, já que fraturas em virtude do enfraquecimento ósseo podem ser de difícil recuperação, e em alguns casos pode até ser fatal.

Osteopenia, o estágio inicial da osteoporose

Quando detectada precocemente, a perda de massa óssea é tratada como osteopenia, um quadro que precede a osteoporose. As medidas preventivas contra a doença são as mesmas em relação à osteoporose, e também deve ser diagnosticada por meio de exame de densitometria.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *