Bem gente, como durante as viagens os nossos bebês passam muito tempo na cadeirinha ou no bebê conforto, é claro que temos que tratar o bumbumzinho deles com muito carinho, né? Então, resolvi experimentar cada uma das pomadas para assaduras do mercado e descobrir a peculiaridade de cada uma delas.

  • Hipoderme – A mais perfumada de todas. Tem a composição quase igual a do hipoglós (Retinol + Colecalciferol + Óxido de Zinco) A única coisa que ela ao tem é o Óleo de Fígado de Bacalhau, que causa aquele odor tão característico do Hipoglós. Ela também é mais rala e não gruda no bumbum. Adoro o cheirinho dessa pomada!
  • Bepantol – Cheiro de remédio. Consistência de pomada. Não gruda no bumbum. Achei o efeito bem rápido quando está vermelhinho!
  • Centrilan – A mais cremosa de todas. Tão cremosa que é até difícil de sair do tubo. O buraco também é pequeno! Cheiro de pomada. Não tem perfume bom, mas pode ser usada também para as assaduras do pescocinho daqueles bebês que têm alergia a Pasta D´água.
  • Minancora – A marca é super conhecida como produtos para pele e espinhas. Resolvi experimentar. Achei normal, sem muita graça, sem perfume e em forma de creme, porém, a aderência à pele do bebê é muito satisfatória.
  • Hipoglós amêndoas – Tem um cheiro melhor que a Hipoglós comum, porém, solta uma espécie de óleo quando apertamos o tubo. É meio mole e adere bem à pele do bebê, mas não tão bem quanto a tradicional.

Conclusão: Depois de muito reclamar sobre o cheiro de Mercado do Peixe que a Hipoglós Tradicional apresenta, resolvi elegê-la a melhor pomada para assaduras, pois tem efeito rápido. Passou uma vez e o bumbum já volta ao normal! Gruda bem direitinho na pele dos nossos pequenos e, se faz bem a eles… Só que, prefiro usá-la em casa e em viagens. Para festas e pequenas saídas, prefiro a Hipoderme, mais perfumadinha, pois quando saio com o baby ele tem que estar bem cheirosinho para ser apertado e beijado por tias, avós, madrinha, enfim, uma infinidade de gente que adora “amassar” coisas fofas como ele e, sendo assim, cheirinho de peixe não dá, né? rsrsrs.

ASSADURAS GRAVES – mais conhecidas como dermatite das fraldas

Bem gente, nos últimos 20 dias, passei por um verdadeiro calvário experimentando cada uma das pomadas para assaduras existentes no mercado, tudo em busca de uma que curasse o bumbum do meu filho que, do nada, ficou vermelhinho. Digo DO NADA porque eu mesma faço questão de trocar todas as fraldas dele e não demoro mais que cinco minutos depois de uma caquinha!

pomads

Sim! Não posso esquecer de dizer que, em casos de assaduras graves (dermatite das fraldas) hipoglós piora consideravelmente.

Comecei o tratamento com a tradicional TROK, que os pediatras indicam, usei durante um dia e meio sem resultado, até que passei para a TROK G, que contém corticóide. Sabe o que aconteceu? NADA!!!

Levei-o a uma pediatra e ela confirmou ser dermatite das fraldas, troquei novamente a pomada, desta vez para CANDICORT (indicada para casos de cândida causada por umidade local). Na primeira aplicação até melhorou um pouquinho, mas com esse tempo úmido, todo finalzinho da tarde piorava. Resolvi (novamente por indicação de uma pediatra) trocar a pomada por uma com o mesmo princípio CETOCORT. E a mesma coisa aconteceu, no primeiro dia ele melhorou, no final da tarde voltou tudo do mesmo jeito.

Resolvi trocar a fralda. Sempre usei Pampers, mas troquei por Turma da Mônica Soft Touch Max, mas nadaaaa novamente!

E haja sol, pela manhã e à tarde, mesmo com o tempo frio, lá ia eu à tarde e meu marido pela manhã, levando o pobrezinho do baby para a exposição solar diária sem fraldas.

Uma semana depois e nenhum resultado! Comecei a ficar desesperada, sem saber o que fazer. Deixei meu filhote só de cuequinha. Tentei deixá-lo sem roupas também… cada tentativa era um pouquinho da minha esperança que ficava menor.

pomada1

Liguei para uma alergista de São Paulo, ela mandou eu colocar o Candicort misturado com óleo de amêndoas desses que vendem na farmácia e, por cima, aplicar MAISENA para absorver a umidade do local! Realmente, com essa ideia tão mirabolante, quase a receita de um bolo, eu achei que fosse funcionar. Repeti o processo cada vez que ele fazia xixi durante três dias!!! Mais de um pacote de fraldas se foi, duas pomadas inteiras e uma embalagem da grande de maisena. Tudo sem resultado, apenas o local ficou seco, o que, segundo a pediatra era bom!

Um outro pediatra me aconselhou a colocar um pouco de Bicarbonato de Sódio na maisena. Tentei, mas o bebê chorou. Acho que ardeu e piorou por causa do sal!

pomad

Resolvi visitar uma outra pediatra, pois meu filho já estava há duas semanas inteiras assado e eu não sabia mais o que fazer… Ela me receitou uma pomada chamada Drenifórmio + Maisena! Usei a mistura durante dois dias sem sucesso!

pomada3

Depois de tanto tempo, eu e meu marido resolvemos apelar para o Dr. Google. Entramos na internet e lemos depoimentos de várias mães e, o de duas delas me chamou a atenção. Mandavam usar VODOL. Aquele pozinho para frieiras!!! Elas alegavam que a assadura era um fungo e que Vodol era antifúngico! No desespero, tentei… rsrsrsr O local ficou bem sequinho. Até posso dizer que deu uma melhorada, mas cura que é bom, nenhuma!

pomada4

Em mais uma tentativa, usei apenas CUTIZANOL em pó. Ele manteve o local seco e nada mais…

pomada5

Não posso esquecer de mencionar minha vizinha, que me deu uma pomada com o mesmo princípio da que eu já tinha usado, mas de outro laboratório (FOTO ABAIXO) Como eu já estava tentando de tudo mesmo…usei…nada de novo!!!

pomada7

Nas últimas, tentei Pasta D´água também, pois tinha curado as brotuejas do pescoço. Liguei calor com umidade e…nada kkkkkkkkkk Oh desespero! Já estava fazendo qualquer negócio!

pomada8

Liguei novamente para a segunda pediatra e ela chegou a uma conclusão impressionante e que me deixou bastante apreensiva. Mandou eu substituir leite de vaca por leite de soja, pois alguns bebês alérgicos reagem a leite dessa maneira!

Gente, a primeira mamada da manhã às 7h foi de leite de soja, ao meio dia meu filho já estava com o bumbum branquinho e curado! Aí me veio a explicação do porquê ele tinha assado DO NADA!!!

O difícil é ter que substituir leite de vaca em tudo, papinha, vitamina, purê…

Troquei o Mucilon e a Farinha Láctea (os dois contém leite) por outras frutinhas dentro da vitamina. Tem sido uma alimentação mais saudável e nutritiva, isenta de industrializados.

Meu filho tem reagido bem. Agora é torcer para ele não desenvolver alergia ao leite de soja e para essa alergia a leite de vaca não durar muito tempo, pois somente 1% das crianças ficam alérgicas para o resto da vida! Isso me tranquiliza um pouco, afinal CONFIO EM DEUS!!!

Pelo que ouvi de muitas pediatras e mães com as quais conversei, todas essas receitas que usei costumam funcionar muito bem quando o caso não é de alergia.

Depois que o meu bebê ficou bom, o bumbum despelou por causa do tempo que passou assadinho, segundo os médicos isso é normal.

Ao todo, acabei usando dois tubos de cada pomada, só o VODOL, CUTIZANOL e o DREMIFÓRMIO usei apenas um.

Espero que tenham gostado. Se tiverem dúvidas podem me perguntar via twitter. Fiquei “expert” no assunto. rsrsrs

Beijos mil e até depois…

Texto por: Shâmara Rached

Contribuição do leitor. Saiba como participar do blog: http://www.maedoano.com.br/participe-do-blog/

3 Comments on MommyTips – Qual a melhor pomada para assaduras?

  1. Vanessa
    02/06/2017 at 15:17 (4 meses ago)

    Adorei o post… estou passando por isso e vc me ajudou muuuuuitooooo !! Tentando a candicort. Espero que resolva e não seja alergia ao leite !!!

    Responder
    • Mariana Carneiro
      02/06/2017 at 17:07 (4 meses ago)

      Que bom que te ajudamos! =DDD
      Qualquer dúvida, entra em contato, viu? Espero que resolva logo. =*

  2. Dani
    08/08/2017 at 20:00 (1 mês ago)

    Caramba! Parece que li minha história! Só descobri a alergia quando meu bebê tinha 6 meses. Hoje, ele está com 1 ano. Resolvi experimentar um pão francês que me garantiram ser isento de proteína do leite e revivi o drama da assadura novamente. Bumbum em carne viva. Tadinho! Que arrependimento.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *