EU E MAROCA -

Como gostaria que as pessoas parassem de me cobrar um próximo filho. Um irmão ou irmãzinha para maroca… é impressionante,  e esses bombardeios não vem, necessariamente da família, mas, muitas vezes, vem de quem você mal tem intimidade. Poxa, se é falta de assunto, fique calado.

Às vezes, fico me questionando porque fui educada, porque não dei uma boa resposta, mas aí já passou a oportunidade.

É uma decisão que compete a quem terá os filhos.

O primeiro filho como fica??

O segundo filho é um passo bem maior que o primeiro e não menos importante, até porque há o primeiro filho, que deve entrar no planejamento também. A vidinha dele ou dela também irá mudar, quer queira, quer não mudanças emocionais, comportamentais irão atingir o primeiro filho, o primogênito que reinava único. Competições, rivalidades, retrocessos para chamar a atenção. Tudo tem que ser levado em consideração.

E a vida dos pais??

A vida dos pais também muda, pois o que já estava entrando nos eixos, cai no olho do furação de novo. Preocupações ressurgem: gastos, adequação da casa, a aceitação do filho mais velho, educação, cuidados médicos, vida íntima, social, trabalho e tantas outras coisas. Por isso, é bem difícil tomar a decisão de ter o segundo filho, e se ponderar muito, nunca sobrará tempo, dinheiro e disposição para isso. Não é raro, depois disso, a mulher optar por trabalhar em casa para tomar conta de suas crias, o que sobrecarrega o parceiro e um misto de outras consequências.

Segundo presente!!

Filho é sempre um presente, independente de ser planejado ou não. De ser o primeiro ou o quinto. A dádiva de gerar, nutrir um ser dentro de você é algo divino. Todo mundo aprende com os filhos, e o primeiro filho também aprenderá. Claro, quando passar o período de competir pelo afeto e atenção dos pais. E dependendo da diferença etária dos dois, o pequeno vai curtir ter alguém para brincar, ensinar, até ser cúmplice nas traquinagens. E você??  Você ganhará uma casa redecorada de brinquedos coloridos, noites em claro, cama desarrumada, batons borrados, roupas manchadas e amassadas. Beijos molhados e com bafinho de leite, abraços apertados, coração transbordando de amor para todo sempre. Garantia de amor incondicional e de ter feito a melhor escolha de sua vida.

994850_612253602141402_377095285_n

Eu quero muito ter outro filho ou filha, quero dá um irmão (ã), a Maroca. Até porque fui criada em uma família grande, somos oito filhos. Sempre tivemos com quem brincar. Não quero que ela brinque sozinha. Mas não acho que seja à hora, talvez no próximo mês ou ano, eu pense diferente, mas ainda não é a hora. Não adianta ficar fazendo as contas de quantos anos minha pequena terá se eu engravidar agora. É meu corpo, minha vida, a vida de Maroca, a vida do pai e a vidinha que virá. Muitas vidas para se pensar e preocupar-se. Quando chegar o momento farei minha escolha!! Sem pressão externa, somente eu e os meus.

 

Assistente social formada pela UFPB, ama sua profissão, mas tem outras paixões e escrever é uma delas. Por isso, cursou Letras até o sétimo período, mas parou quando Maria Paula nasceu e se viu renascendo como gente, como ser vivente. É casada, trabalha, estuda e é mãe apaixonada. Ama poemizar a vida, transformar sentimentos em palavras e é melhor escrevendo que falando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *