0006 glamour

Quem é mãe sabe o quanto é desgastaste levantar diversas vezes na mesma noite para atender o bebê. De vez em quando são 5, 6 ou até mais vezes! E além da exaustão, uma dúvida frequente é: o bebê está com fome? Isso porque se o peito é oferecido o bebê mama e volta a dormir.

É importante identificar se o bebê chora por fome ou por associar a sucção ao dormir. Tal diferenciação contribui na aprendizagem de sono e permite que a mãe possa ficar tranquila, sem pensar que está negando alimentação ao bebê. Às vezes, a criança desperta de um ciclo de sono e não sabe outra forma para voltar a dormir, por isso solicita o peito.

A consultora de sono infantil Michele Melão, da Maternity Coach, destaca que o bebê deve mamar o suficiente durante o dia para garantir seu desenvolvimento. Ela ressalta que acompanhar o crescimento com o pediatra é fundamental para espaçar a alimentação durante a madrugada com segurança. Michele comenta: “Sou totalmente a favor da alimentação por livre demanda, especialmente nos primeiros meses de vida. Mas isso não quer dizer que seu bebê está com fome todas as vezes que acordar. Se você amamentou há pouco tempo, ele dormiu e acordou rapidamente, elimine as outras causas antes de dar o peito de novo. Ele pode estar com a fralda suja, com frio, com calor ou algum incômodo, como cólicas ou dor de ouvido. Outra atitude importante é não deixar seu bebê dormir no peito. Apesar de parecer fácil no começo, isso pode criar uma associação errada de sono e, quando ele puder dormir a noite toda, poderá precisar mamar para voltar ao sono no final de cada ciclo (isso pode acontecer de hora em hora!)”.

Confira algumas dicas da Maternity Coach para avaliar se o bebê acorda por fome ou por associar a sucção com o dormir:

  • Se o bebê estiver com fome, ele provavelmente irá mamar mais e logo dormir. Se acordar por hábito, vai mamar pouco, mais vezes, e demorar para adormecer.
  • Observe o quanto o bebê dorme após mamar. Se ele esticar pelo menos 3 horas de sono, pode estar acordando por fome. Michele explica que mesmo bebês maiores passam por picos de crescimento e, assim, necessitam de mais leite para repor as energias.
  • Tente acalmar o seu filho de outra forma. Se ele protestar um pouco, mas se acalmar em seguida, com embalo ou outro conforto que não seja o peito, certamente acorda por hábito. Bebês com fome não se acalmam facilmente e choram forte.
  • Como o seu bebê dorme no início da noite? Se ele dorme sozinho significa que sabe se confortar por conta. Em tal caso o choro pode indicar fome ou outro incômodo.

Saiba que 40% das crianças enfrentam dificuldades para dormir e em 96% dos casos tal dificuldade é decorrente de maus hábitos e/ou associações erradas de sono.

Contudo, com carinho e paciência, observando o comportamento do bebê, é possível avaliar suas reais necessidades durante a madrugada para uma melhor qualidade de sono. Lembrando que dormir bem é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *