Hoje é o dia do esportista, aquele que nos ensina que os exercícios e brincadeiras proporcionam inúmeros benefícios ao crescimento e desenvolvimento saudável de bebês, crianças, adolescentes, adultos e até idosos.

Com o intuito de reduzir o tempo em que as crianças e adolescentes permanecem sentados ou deitados, principalmente de frente para tablets, TVs e jogos eletrônicos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desenvolveu um manual, que propõe algumas estratégicas para as famílias e escolas contribuírem para que padrões comportamentais desejados sejam alcançados durante todas as fases.

O manual visa também combater a obesidade infantil, algo que preocupa os pediatras. Nele, podemos encontrar um conjunto de diretrizes informando o tempo mínimo recomendado e o tipo de atividade mais adequado para cada faixa etária, desde bebês até os 19 anos.

CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

Encorajá-los a se movimentar, segurando, puxando e empurrando objetos, movendo a cabeça, corpo e membros durante as rotinas diárias e durante atividades supervisionadas no chão. Crianças que já andam devem ser fisicamente ativas todos os dias durante pelo menos 2 horas em atividades que podem ser divididas ao longo do o dia e ocorrerem em ambientes fechados ou ao ar livre, como ficar de pé, mover-se, rolar e brincar, além de atividades mais energéticas como saltar, pular e correr.

Tempo recomendado de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos): zero.

CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

Devem ser fisicamente ativas por pelo menos 2 horas em atividades de qualquer intensidade distribuídas ao longo do dia, incluindo aquelas que desenvolvam a coordenação motora. Brincadeiras ativas, como andar de bicicleta, atividades na água, jogos de perseguir e jogos com bola são práticas recomendadas; Atividades físicas estruturadas, como natação, danças, lutas, esportes coletivos, entre outras, também podem ser gradualmente incluídas.

Tempo recomendado de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos): máximo de 2 horas por dia.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 19 ANOS

Nessa faixa etária devem realizar pelo menos 1 hora diária de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, tais como pedalar, nadar, brincar em um playground, correr, e outras atividades que tenham, no mínimo, a intensidade de uma caminhada.

Atividades de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que são capazes de fortalecer músculos e ossos, devem ser realizadas em, pelo menos, três dias por semana, incluindo saltos, atividades de empurrar, puxar e apoiar/suportar o peso corporal; Exercícios de flexibilidade envolvendo os principais movimentos articulares devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana.

Tempo recomendado de tela: máximo de 2 horas por dia (exceto para tarefas escolares).

No guia, há também orientações para que pediatras conversem com os pais sobre a pandemia da obesidade e os incentivem a estimular e educar seus filhos a terem um modo de vida mais ativo, com hábitos alimentares mais saudáveis. Para as escolas, as principais orientações são no sentido de desenvolver ações pedagógicas que incluam mais participação dos alunos nas aulas de educação física.

O Manuel completo pode ser lido na íntegra no site da SBP.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

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