O speedcuber Mateus Luna fará oficina sobre cubo mágico, neste domingo (8), 14h, na sala de práticas educacionais da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Não precisa fazer inscrição prévia, basta apenas chegar e participar da atividade que é aberta ao público de todas as idades. A oficina está inserida na programação do projeto “Estação Criança” que teve início em 1 de agosto e prossegue até o dia 31 de outubro.

Na oficina, Mateus Luna dará dicas exclusivas de como montar o cubo mágico em menos tempo possível. O cubo mágico ou Cubo de Rubik foi criado em 1974 pelo professor húngaro de arquitetura, Ernő Rubik. Começou a despertar interesse na década de 1980 e em 1982 virou mania global, com um campeonato mundial realizado em Budapeste, Hungria. Dezenove pessoas competiram no evento, e o americano Minh Thai ganhou com um tempo de 22.95 segundos para uma resolução única.

A palavra Speedcubing vem do inglês “speed”, velocidade e “cube”, cubo, também conhecido como speedsolving (“solve” – resolver) e é a atividade de resolver uma variedade de quebra-cabeças mecânicos, sendo o mais famoso o Cubo de Rubik, o mais rapidamente possível.

“Aprendi a montar o cubo mágico em meados de 2009 após assistir Renan Cerpe resolvendo em menos de 30 segundos no programa ‘Se vira nos 30’, do Faustão da Rede Globo. Sempre gostei de desafios e encarei esse como um dos bons”, comentou Mateus Luna que demorou um fim de semana para conseguir montar pela primeira vez com ajuda de tutoriais no Youtube.

Mateus Luna é natural de Campina Grande (PB), interior do Estado, e organizou em 2012 o primeiro campeonato paraibano de speedcuber na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atraiu pessoas de vários Estados do país.

Para a maioria dos quebra-cabeças, a solução implica a realização de uma série de movimentos que altera o estado de um quebra-cabeça embaralhado para um estado no qual cada face do quebra-cabeça é de uma única cor sólida. Alguns quebra-cabeças têm diferentes requisitos para serem considerados resolvidos, como por exemplo, o Relógio de Rubik, onde todos os mostradores do relógio devem ser movidos para a posição de 12 horas.

SERVIÇO:
OFICINA DE CUBO MÁGICO
Facilitador: Mateus Luna
Domingo (8)
Hora: 14h
Local: Sala de Práticas Educacionais
Fone: 3214.8270.
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *