No sul, sudeste e centro-oeste do Brasil chamam abóbora. No norte e nordeste do Brasil: jerimum. Independente da forma como chamamos, é boa fonte de fibra, potássio, selênio, vitamina A, betacaroteno, entre outros nutrientes.

O jerimum é considerado um dos remédios naturais chineses mais usados para aliviar algumas complicações e doenças crônicas causas pela diabetes. Um estudo de caso controlado envolvendo 133 participantes com um histórico de diabetes mellitus revelou que os indivíduos que comiam uma boa porção de abóbora tinham um melhor controle da glicemia no sangue.

Já as sementes tem ferro e gorduras insaturadas, que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares; antioxidantes, que ajudam combatendo os radicais livres e são uma ótima fonte de ômega-3 e fitosteróis, que são úteis para baixar o colesterol, além de também ser extremamente benéficas para quem sofre de asma.

Para garantir uma alimentação equilibrada, o ideal é incluir o jerimum no cardápio em quantidades moderadas. Em relação ao preparo, prefira adicioná-la em saladas e refeições saudáveis, evitando consumi-la em forma de doce devido à grande quantidade de açúcar.

Para crianças

O jerimum pode ser oferecido para bebês a partir dos 6 meses, em forma de papinhas e purês, o que facilita bastante a aceitação nos pequenos. Maiores, eles podem comer em cubinhos na sopa, no feijão ou inovando, como num nhoque de jerimum (não percam os posts que a receita vem por aí!)

Fiquem atentos em casos de alergia, já que algumas pessoas tem intolerância a alimentos da família das cucurbitáceas (que inclui o pepino, o melão e a abóbora).

Você sabia: Comer sementes cruas de jerimum quando se começa a sentir náuseas ajuda a aliviar o enjoo de movimento (Quem testar nos conta nos comentários!).

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

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